Translate

Em Maio, tosquiar as ovelhas

2010/05/16
Em Maio, manda a tradição , e o almanaque, tosquiar as ovelhas que estão tão ansiosas como nós em despir o casação de inverno. Dizem que a ovelha é o mais dócil dos animais de quinta, podendo-se estabelecer com elas bons laços de cumplicidade .
Aliás, uma cumplicidade mútua, pois há muito bom pastor que não consegue apreciar uma boa chanfana por se recordar da Branquinha, aquela ovelha mais traquina que gostava de fugir para o meloal.
O macho, o carneiro, esse não é habitualmente tão simpático, tem cara de poucos amigos, frustrado, podendo mesmo experimentar os seus fortes cornos nas nádegas de quem se aproxime demais dele ou do seu rebanho.
Os rebanhos, maiores ou menores, são uma presença constante em toda a Beira Alta, para a produção do óptimo queijo da serra. E guardar ovelhas é uma ocupação para todos os membros da família.

Noutros países como a Austrália e a Nova Zelândia, o mais importante é a produção de lã e de carne.
Mas em tempo de crise de sobre-endividamento, as ovelhas não ser as únicas a ser "tosquiadas". A moda começou com os ministros irlandeses, cujos salários foram "tosquiados" forte e cedo (em Setembro 2008 e de novo em Outubro 2009, -25% no conjunto). Os gregos, os espanhois e os portugueses bem tentam evitar, mas tiveram que alinhar pela nova moda, que até já inclui os ingleses.
Diz-se que quem não deve não teme, mas agora vê-se que quem deve pode vir a tremer de frio.
Faltará ainda tosquiar outros, para além dos assalariados remediados e dos empesários espertos, incluindo os pensionistas mais abonados. De facto, os pensionistas passaram a ser dos principais credores do Estado.

2 Comentários:

beijokense disse...

Se tivessem posto uma "umbigueira" ao "chefe do rebanho" em devido tempo, a tosquia escusava de ser à máquina zero :(

roger.a disse...

Nada de umbigueiras. Poli - tudo, é que se precisa para pagar taxas, impostos, etc...
Com esta taxa de natalidade, exportem-nas todas para outras paragens.

Enviar um comentário