Translate

Dia da consciência

2010/06/16
Como já foi referido aqui, amanhã, dia 17 de Junho, comemora-se o "Dia da Consciência", em homenagem a Aristides de Sousa Mendes e a todos os outros diplomatas e não diplomatas que, durante a II Guerra Mundial, salvaram vidas humanas dos horrores do Holocausto.

Envelope  comemorativo da acção dos 5 justos.   Da esquerda para a direita;   Giorgio Perlasca, Aristides de Sousa Mendes, Charles Lutz, Sempo  Sugihara e Selahattin Ulkumen.

Para assinalar esta data será realizada em Lisboa uma Missa de Acção de Graças celebrada por D. Tomaz da Silva Nunes, Bispo Auxiliar e Vigário-Geral do Patriarcado de Lisboa, na Sé Catedral, pelas 19h00.

Este evento faz parte de uma série de comemorações e serviços ecuménicos espalhados por várias regiões dos continentes europeu e americano: no Vaticano, em São Paulo, em São Salvador da Bahia, em Fortaleza, no Ceará, em Braga, em Cabanas de Viriato, em Paris, em Bordéus, em Newark, em Nova Iorque, em São Francisco e em Montreal.


O que é e porquê o Dia da Consciência? Foi neste dia que Aristides de Sousa Mendes decidiu, num rasgo de heroísmo, pondo em risco a sua carreira diplomática, o bem-estar e futuro da sua família, passar vistos a todos os que o solicitassem. Deste acto resultou o maior resgate perpetrado por um só indivíduo, ocorrido durante a II Guerra Mundial - cerca de 30.000 pessoas salvas.

Com os aviões alemães a sobrevoarem Bordéus, Aristides não hesitou e, auxiliado por vários voluntários, contando-se entre eles a sua família e o Rabi Kruger, montou um sistema de concessão de vistos.

Dentro e fora do consulado, Aristides colocou o carimbo mágico em passaportes e outros documentos, indo mesmo ao simples pedaço de papel. Estes vistos foram passados, indiscriminadamente, a todos os que dele careciam; ricos e pobres, membros de governos e famílias reais, industriais e estrelas de cinema, escritores e músicos, que se confundiam com uma imensa massa anónima em desespero.

Fonte: Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes

2 Comentários:

Amigos de Sousa Mendes disse...

Caros Amigos,
Contamos com a vossa presença hoje na Sé de Lisboa, às 19h, ou nos outros eventos em Roma, na França, no Brasil, nos Estados Unidos, no Canada...
Vejam a lista completa de comemorações no blog Amigos de Sousa Mendes
http://amigosdesousamendes.blogspot.com

Amigos de Sousa Mendes disse...

A Sé Patriarcal estava linda, cheia de flores, graças aos noivos de Santo António, os cânticos belos, e a homilia comovente e inspiradora.
Um momento muito especial para recordar o que que pode fazer uma pessoa só, um homem de boa consciência e grande coragem.

Enviar um comentário