Translate

Hoje completa 100 anos a República Portuguesa

2010/10/05
Transcrevemos parte do discurso de S. Exª o Presidente da República
«(...)
Portugueses,

Neste ano de 2010, além do Centenário da República, comemoramos os 25 anos de adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

O País mudou muito e mudou para melhor. Os Portugueses vivem hoje incomparavelmente melhor do que viviam há cem anos. E também vivem melhor do que antes de aderirmos às Comunidades Europeias.

Porque vivemos melhor, somos mais exigentes. É legítimo que o sejamos. Estamos insatisfeitos, o que não deve ser motivo para baixar os braços. Pelo contrário: se estamos insatisfeitos, temos de nos empenhar mais, de ser mais responsáveis nas nossas profissões, na defesa dos bens colectivos, nos deveres que temos para com a comunidade.

Somos hoje uma terra livre, um país que faz parte de pleno direito da comunidade internacional.

O balanço da República e o balanço da nossa participação no projecto europeu são claramente positivos. Soubemos fazer as escolhas certas nos momentos decisivos. Não esperámos que fossem outros a resolver os nossos problemas.

É esta a atitude que temos de cultivar no tempo presente. Um tempo adverso, sem dúvida, mas, por isso mesmo, uma altura que põe à prova a nossa vontade de vencer.

Estou certo de que, com a força inspiradora deste Centenário, iremos triunfar. Portugal sempre foi maior quanto maiores foram os desafios que teve de enfrentar. Com ânimo patriótico, com orgulho em sermos Portugueses, iremos conseguir!

Em nome de Portugal, celebremos os cem anos da República. A festa é do povo, porque a República é de todos.

Obrigado.»

S.E. O P.R. Anibal Cavaco Silva

**

Fonte: JN

**



















**
Links:


2 Comentários:

beijokense disse...

«Os Portugueses vivem hoje incomparavelmente melhor do que viviam há cem anos». Mas qual é o sentido desta frase??? Haverá algum país neste mundo ou em qualquer outro que viva pior do que vivia há cem anos???
A comparação dos padrões de vida não pode ser absoluta, tem de ser relativa aos outros países. Por exemplo, Espanha. Compare-se PT e ES num conjunto de indicadores em 1910 e em 2010.

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_Presidentes_de_Portugal#I_Rep.C3.BAblica_.281911-1926.29

Enviar um comentário