Translate

Homenagem a Afonso Costa - 2

2010/11/24
Com pêlo de bicho bestido
Não sei o que eu parêço
Veijo-me em guerra metido
Ao fonso Costa agradeço

É este o "mote" de um dos poemas onde José Pais dos Santos evidencia o sentimento dos soldados relativamente ao político que, na sua visão, os tinha levado à guerra.
Tudo leva a crer que Portugal fez um grande esforço para ser admitido na guerra. Havia a convicção, entre os líderes republicanos, de que Portugal devia ir à guerra, só não havia consenso sobre contra quem. Curiosamente, enquanto A Portuguesa nos incitava a marchar contra os bretões, seria sob o seu comando (por assim dizer...) que o Corpo Expedicionário Português viria a combater na Flandres. Em 1890, o Partido Republicano Português ganhara força e estímulo apresentando-se contra a Inglaterra. Em 1916, Afonso Costa declara Portugal «ligado como está ao destino, às vicissitudes, às dificuldades, às dores, ao sofrimento, como amanhã estará também ligado à vitória imarcessível da sua aliada, a Inglaterra».
Da declaração de guerra que recebemos do Governo Imperial Alemão, depreende-se que o Governo de Afonso Costa esticou a corda. Apesar de todo o sentimento patriótico e de a guerra ter conseguido um efeito agregador de curto prazo, viria a prevalecer, entre os soldados desanimados na frente, a ideia de que Afonso Costa era o culpado do seu sofrimento.

1 Comentários:

histórias cá do burgo disse...

Padre (s) Júlio, em Beijós,

De há um século para cá Beijós teve 3 padres de nome Jùlio, salvo erro.
Um dos que vivera em Beijós, por volta dos anos 30 ou 40 do século passado, vivia com duas irmãs.
Nesses tempos havia missa diariamente na igreja, missas que as pessoas mandavam rezar por alma de familiares falecidos e que pagavam, porque nesta vida terrena tudo se paga.

Com tanta missa as duas irmãs um dia questionaram o irmão: Júlio, dizes tantas missas por alma de toda a gente e porque não dizes uma missa, sequer, por alma do nosso querido pai, que Deus tenha em descanso? Resposta pronta do Padre Júlio: e vocês pagam?

Enviar um comentário