Translate

Rota dos NARCISSUS SCABERULUS

2011/03/11
 PASSEIO PEDESTRE
Rota dos NARCISSUS
SCABERULUS”
Um Património Natural a Proteger!
À semelhança da iniciativa do ano anterior e de acordo com o Plano de Actividades para o corrente ano de 2011, o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, propõe levar a efeito, no próximo dia 13 de Março (Domingo), um passeio pedestre pelo Planalto do Ameal, com o objectivo de sensibilizar e contribuir, decisivamente, para a conservação e protecção dos narcissus scaberulos (género de plantas amarilidáceas odoríferas), bem como da preservação de todo o espaço natural e ambiental em que florescem neste período do ano.
Como espaço natural protegido e integrado na Rede Natura 2000, a área do Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha, para além de ser um espaço fundamental que urge defender para a conservação da biodiversidade, também ali se conjugam amplos horizontes e magníficas paisagens onde mergulham as raízes e os vestígios monumentais mais antigos da ocupação humana no território deste concelho, situado entre o Dão e o Mondego.
Programa:
13 Março 2011 às 09,00h: Público em geral
09,00h - Ponto de Encontro: Museu Municipal;
09,15h – Saída para o passeio pedestre: Caminho de Albergaria para Oliveira do Conde -» Azenha -» Penedo da Víbora -» Cruzeiro do Pantaleão -» Geodésico da Víbora -» Orca da Palheira -» Alagoas -» Oliveira do Conde-» Albergaria -»Museu
10,45h – Paragem de lazer (leve refeição no espaço de lazer da Orca da Palheira);
11,00h - Saída pelo caminho velho -» Alagoas (Oliveira do Conde);
12,00h – Chegada ao ponto de partida.
Distância aproximada a percorrer: 9 Km
Grau de dificuldade: Médio
Informação útil: aconselham-se todos os participantes a sar calçado adequado/trazer uma peça de fruta/garrafa de água e  máquina fotográfica.
PARTICIPE!

4 Comentários:

Daffodils disse...

Grande ideia !

Micas10 disse...

Em anos anteriores, os narcissus estiveram em flor nos jardins de Beijós antes do fim de Fevereiro.

Ver http://antoniopovinho.blogspot.com/2007/02/narcissus-j-chegaram-beijoz-e-califonia.html

Anónimo disse...

De Francisco Abilo Abrantes.

Ao meu amigo Joaquim Cardoso.Os meus agradecimentos pela correcao , no programa (EMOCOES)da antena um. De esta noite.
Um abraco,extenssivo a toda a familia Cardoso.
Nao esquecendo, Joao,Jose,Antonio,E,Agostinho, no seu eterno descanso. Bem assim filhos e netos.
Mais uma vez de, Francisco Abilo Abrantes

Água, Cultura e Património disse...

No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, a 18-Abril-2011, realizou-se um seminário subordinado ao tema "Água, Cultura e Património", uma co-organização do ICOMOS, IGESPAR, IMC, ICOM, CNA, CNC, ARHTejo, QUERCUS, GEOTA, GECORPA e CPADA.

Alguns planos de recuperação de zonas ribeirinhas têm apostado na valorização do nosso património hídrico colectivo. Alguns planos municipais conseguiram "patrimonializar" as paisagens com a marcação de rotas lúdico-didácticas viradas para o turismo cultural.

Isto podia, e devia, ser feito com as ribeiras e os canais de regadio de Beijós, uma aldeia cuja existência, e resistência, milenar se deve, em grande medida, às condições hidrológicas do nosso vale.

Não é por acaso que os artigos mais populares do Beijós XXI têm quase sempre a ver com a água.

Enviar um comentário