Translate

Marcha de homenagem a Aristides de Sousa Mendes

2011/05/04
Segundo o site Ecclesia, crentes de diversas confissões religiosas participarão no próximo sábado numa marcha de homenagem a Aristides de Sousa Mendes, considerado “um sinal de esperança” perante os sofrimentos que afetam a Humanidade.

O evento, intitulado “Celebração dos Povos”, é organizado pelo Departamento de Voluntariado do Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viseu, e insere-se no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado.

Para os promotores da iniciativa, “importa relevar a figura de ‘cidadão do mundo’ que é Aristides de Sousa Mendes”, cuja postura, como Cônsul de Portugal em Bordéus, durante a Segunda Guerra Mundial, recorda os “supremos valores da humanidade, sacrificados tantas vezes a outros valores que a ela se sobrepõem”.

Em 1940, o diplomata contrariou as normas instituídas pelo Governo português e concedeu 30 mil vistos de entrada para refugiados de todas as nacionalidades, salvando-as do Holocausto nazi.

“A atitude de Sousa Mendes revelou, sem dúvida, que a vida está primeiro e ela é a causa da nossa própria história” acrescentam os organizadores.

Esta “marcha da paz” tem início marcado para às 14 horas, na Estação de Oliveirinha, concelho de Carregal do Sal e estender-se-á até à terra natal de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Social pretende continuar com este tipo de iniciativas durante os próximos sete anos, valorizando o voluntariado ao serviço da vida.

0 Comentários:

Enviar um comentário