Translate

O primeiro Baptista

2011/08/28
João Baptista nasceu a 17 de Junho de 1727 no lugar de Crasto, concelho de Celorico de Basto. Casou com Ana Maria do lugar de Vila Nune, concelho de Cabeceiras. Tiveram:
  • Francisco Baptista, nascido em 19-5-1768, morador no lugar de Presas, freguesia de Faia (Cabeceiras) quando casou com Rosa Pacheca, da mesma freguesia. Tiveram:
  • João Baptista que foi viver para o Porto e se alistou no Regimento de Artilharia N.º 4. Era soldado desse regimento quando casou em 1824 com Maria de Sousa, natural de Carlão (Alijó), descendente da família Teixeira de Magalhães, uma das mais conhecidas por aquelas bandas nos séc. XVII e XVIII. Era ainda soldado no mesmo regimento em 3-5-1826, quando nasceu o seu filho:
  • José Baptista de Sousa, cuja história já é conhecida

3 Comentários:

beijokense disse...

Olhando para o canto inferior direito do documento percebe-se a origem da expressão assinar de cruz - as pessoas que não sabiam assinar faziam uma cruz e o relator do documento (neste caso, o cura) escrevia o nome (neste caso, Manuel Peixoto) dos dois lados da cruz.

Anónimo disse...

Nasceu na freguesia de Santo Ildefonso, cidade do Porto.

beijokense disse...

?

Quem nasceu na freguesia de Santo Ildefonso, mais concretamente na Rua dos Ferreiros (creio que hoje se chama Rua do Paraíso) foi o bisneto deste João Baptista.

Enviar um comentário