Translate

Coelho à Caçador como maravilha da gastronomia portuguesa

2011/09/02
Enganaram-se na geografia, ao colocar Carregal do Sal na Beira Litoral, mas acertaram na gastronomia.
O Coelho à Caçador de Carregal do Sal é um dos  21 pratos finalistas do concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.


"Coelho à Caçador, Beira Litoral (?) - Carregal do Sal
Esta receita deve a sua designação ao coelho bravo que vive no mato em terreno seco e arenoso, em colónias bastante grandes e tem normalmente uma duração de cerca de nove anos de vida. A facilidade de reprodução e o elevado número que as suas populações podem atingir, desde cedo se tornaram razão para que os homens os caçassem, protegendo as suas colheitas e aproveitando a sua pele para o comércio e implementando a sua carne saborosa e abundante nos seus hábitos alimentares.

Na confecção deste prato, o coelho é previamente colocado numa taça e temperado de alho, pimenta, louro e colocado em vinho tinto de qualidade (preferencialmente, vinho do Dão, produto com DOP) e deixado a marinar para o dia seguinte. Num tacho de ferro faz-se um refogado com o azeite, a cebola em rodelas finas, o toucinho e os tomates, ao qual se acrescenta a carne marinada. Ferve em lume brando, regando se necessário somente com vinho (nunca água). No final acrescenta-se o alecrim."
`
Falta caçar, cozinhar, ou saborear num dos restaurantes da região, e VOTAR aqui

0 Comentários:

Enviar um comentário