Translate

Há histórias que se repetem...

2012/01/14
....e não deviam. A Associação Cultural e Desportiva de Beijós está (mais uma vez) de portas fechadas. A anterior Direção terminou o mandato a 31 de Dezembro...e o resto da história já se sabe. Casa fechada a aguardar que alguém tenha projectos, ideias e muita força de vontade e queira reabrir.......

44 Comentários:

Anónimo disse...

NÃO ACREDITO SÓ VENDO........

roger.a disse...

Em face da realidade, parece-me que os sócio(a)s eventualmente disponíveis para integrar uma lista à direção da ACDB, poderiam aproveitar o Beijós XXI para manifestar essa disponibilidade. As associações passam por períodos mais ou menos dificeis na sua história, mas cabe aos sócios ultrapassá-los. A ACDB representa praticamente a totalidade da história do movimento associatvo de Beijós, ou seja,um pouco da história dos Beijosenses e algo que também nos responsabiliza perante o seu futuro.
Vamos reunir todas as forças que possam dar continuidade à nossa Associação! A população agradece.

Anónimo disse...

Roger.a

Há sócios e não sócios disponiveis....
Pelos vistos a melhor opção dessa anterior direção foi fechar portas......

Anónimo disse...

Há histórias que se repetem... ....e não deviam - dizes tu mas olha porque não continua lá a tua irmã pode formar uma lista, mas issi dá trabalho, não é verdade, mas as portas estão abertas, ontem estavam e sem direcção, sem nada não sei como pode acontecer isso, aqui neste sitio tudo pode acontecer, bela foto com canteiros novos, mas falta lá o melhor que já devia ter sido reparado há muito tempo, a lápide que o Manuel Esteves pôs lá, partiram-na deviam repará-la, nova direcção os mesmos, pois sócios e não sócios as regalias são iguais, façam as contas.

Anónimo disse...

Bem já não entendo......
AS PORTAS ESTÃO ABERTAS FECHADAS NO QUE FICAMOS???
ENTREABERTA SERÁ??

Anónimo disse...

Não foi esclarecido o motivo do encerramento: falta de tempo e/ou vontade para continuar até haver novos corpos sociais, ou falta de outros elementos?

Elisabete Esteves disse...

Sr anónimo diga me qual foi a lapide que o meu pai la pôs eu gostava de saber pois desconhecia isso mas quem sabe se a vou mandar reparar para nao deixar morrer uma lembrança. obrigado

Anónimo disse...

Anónimo das 14:11: tu já fizeste as contas com a Associação? lol

Artur disse...

Estes anonimos que andam para aqui a mandar bocas porque nao formam eles uma lista? da muito trabalho a associacao realmente por isso e que nao vao para la. e melhor estarem la sempre os mesmos. oh gente estupida que ha nesta terra..

Artur disse...

E a portas estavam abertas porque os elementos da direcçao andavam a limpar tudo para quem vier a seguir. é assim que funciona sabe senhor anónimo?

Anónimo disse...

Isto é que vai uma crise!!! Bom, ainda que não tenha nada com o assunto, (apenas "uma costela" da aldeia)muito me entristece o pouco civismo que vai neste mundo. Pelo que li, passa-se exatamente o mesmo que nos Pardieiros. Eu acho que todas aquelas pessoas que fazem, ou já fizeram parte, de associações deste género são de louvar, pois como se vê, neste momento ninguém se mostra interessado e disponível para abdicar do seu tempo em prol dos outros. Não será fácil aturar todo o tipo de pessoas em serviço de voluntariado. Realmente entristece ver estas associações de portas fechadas, aquilo que tanto trabalho deu para se construir, mas de facto se as pessoas não se esquecessem de que quem faz parte dessas direções o faz por voluntariado, e fossem mais tolerantes talvez não fosse pior. Oxalá reabra dentro de pouco tempo e a de Pardieiros também!!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Anónimo das 14:11: tu já fizeste as contas com a Associação? lol

15 de Janeiro de 2012 20:29

eu não devo nada à Associação e tu?

Anónimo disse...

aqueles que deixaram a ACDB este ano fizeram com muito louvor o seu trabalho e aqui apresento o muito obrigada com a disponibilidade deles.
mas como temos que compreender não podem ser sempre os mesmo a lá estar porque para estar a dar a cara por aquele espaço gasta-se muito tempo e muitas vezes ainda se ouvem "coisas-palavras deitadas ao céu" que se devem custar ouvir
por isso, em vez de criticar seria melhor todos darmos um pouco do nosso tempo para reabrir as portas porque esta casa é o único espaço que há em Beijós para se espairecer e passar um bocado

Anónimo disse...

Artur disse...
Estes anonimos que andam para aqui a mandar bocas porque nao formam eles uma lista? da muito trabalho a associacao realmente por isso e que nao vao para la. e melhor estarem la sempre os mesmos. oh gente estupida que ha nesta terra..

Por estas palavras é que os sócios e não sócios querem ver longe e para mais ditas por um elemento da anterior direcção, por isso é que não vou para lá, olha vai chamar estupido ao teu pai, ou á tua família, pois ele era homem para tudo o que fosse PSD agora está na altura de dar um pouco à sua Associação, esperamos.

Anónimo disse...

ora se a politica não viesse ao barulho é que eu ficava admirado.
vai-se começar a lavar aqui a roupa suja

VIVEIROS-BATISTA disse...

A ACDB enquanto instituição merece um pouco mais de respeito ,assim como merecem mais respeito quem desde á mais de 60 anos tem contribuido para que esta se mantenha viva ,com altos e baixos é claro, mas isso faz parte da história de todas as colectividades.
Por isso seria bom que as pessoas vissem a associação como algo útil á sociedade.
Uma terra sem associativismo, é uma terra sem vida ::::

beijokense disse...

No último de Setembro publiquei aqui um post dizendo que a Freguesia de Beijós pode ser extinta ou anexada. Houve 3 comentários.
Agora a Bunny repete uma história com 4 anos. Ainda não se chegou aos 87 comentários daquele tempo, mas já houve 16.

Anónimo disse...

Os comentários devem ser feitos c/elevação, embora possam ter sentido crítico e, por isso mesmo, não serem agradáveis a alguém. De facto,nos últimos tempos, alguns eventos,levados a cabo,levaram-me a pensar haver excelente saúde na vida da associação.Mas emfim!

Artur disse...

Eu ja fiz a minha parte, nao disse nada de mal que ofende-se os socios. gostei muito de fazer parte desta direcçao e não me arrependo do tempo que la perdi porque foi com vontade, mas não podem ser sempre os mesmos a perder tempo como diz alguem aqui em cima e com razão( embora muita gente queira isso porque aquilo da trabalho realmente e é melhor serem sempre os mesmos a ter esse trabalho) e o meu pai nao e para aqui chamado senhor que nem tem coragem de dizer quem é..
ja reparei que mandar bocas em anónimo é o seu passatempo preferido, visto que deve ter muito tempo disponivel apresente uma lista no proximo domingo.

roger.a disse...

Na realidade a ACDB só diz respeito aos seus sócios efetivos, pelo que, os comentários sob a capa do anonimato e ainda por cima destrutivos, em nada ajuda a encontra uma solução positiva e que sirva minimamente os interesses de Beijós.
Se queremos chegar a bom porto, não podemos "dar tiros nos pés".

Está marcada uma assembleia para domingo 22 jan.?
- qual a ordem de trabalhos?
Poderiam publicar aqui a convocatória ?

Anónimo disse...

Sim, está marcada uma Assembleia para o próximo domingo 22.
Essencialmente é para apresentar as contas do último trimestre e fechar o ano de trabalhos e para a apresentação de novas listas (se houver)

Anónimo disse...

Como já disse, os comentários devem ter elevação, sem deixar de ser críticos, e o que se verifica é o incómodo de alguns pelos ditos de outros (ainda que forma imprópia)

Unknown disse...

Este post foi colocado aqui, naturalmente, para informar..tal como há 4 anos atrás.....
Há 4 anos surtiu efeito...pelo menos um grupo de pessoa uniu-se e formou uma lista para que a coletividade não fechasse. Pensei eu que agora sucedesse o mesmo....Mas estes «anónimos» já eram de esperar....
A coletividade continua entregue à anterior direção que formou uma comissão de Gestão que durante 3 meses irão fazer a gestaão da casa (água, luz, seguros, etc....). após estes 3 meses, caso não apareçam novos corpos gerentes, a coletividade será fechada de vez e a chave entregue à Junta de Freguesia, já que não há Gov.Civis agora.
Uma vez fechada de vez...será muito dificil voltar a abrir......
Certamente no meio destes comentários haverá sócios dispostos a integrar listas e outras não, como é natural, mas relembro que não basta boa vontade de um ou dois...os estatutos exigem um minimo de sócios para constituição de uma lista!

roger.a disse...

A realidade é que como se esperava, não apareceu qualquer lista de candidatos aos corpos gerentes da ACDB para o biénio 2012/2013.

A assembleia que ontem (22/Jan) teve lugar na ACDB, onde estiveram presentes cerca de 30 sócios, não produziu os resultados que todos nós desejávamos, porque apenas 6 sócios se disponibilizaram para integrar uma lista candidata, o que é insuficiente. Não restou assim outra saída que não fosse a de apelar a todos os sócios, sem exceção, que façam um esforço no sentido de ser possivel reunir no mínimo, mais 5 nomes.
Logo que se reuna esse número minimo de elementos (11) o Presidente da Ass.Geral, marcará uma assembleia para apresentação e eleição da nova direção.
Fica assim o apelo à boa vontade de todos os verdadeiros amigos da ACDB para se disponibilzarem a integrar a referida lista. A alternativa já se viu...todos lamentam a ACDB fechada, mas...

Anónimo disse...

Não posso crer que voltamos a estaca zero.
Eu ja chamei a atenção em minha casa que a Associação não pode morrer, embora eu saiba que vai haver muitos sacrificios da minha parte, que so vejo o meu marido aos fins de semana, mas se for por uma boa causa,tudo bem.Eu vou voltar a falar e dizer o que penso la em casa, vejam voces o que lhe dizem e se lhe tocam ao coração
FICAR SEM A ASSOCIAÇÃO E QUE NÃO TENS TODA A RAZÃO BUNNY TEMOS DE LUTAR,NEM QUE VAMOS DE PORTA EM PORTA DIZER QUE E PRECISO UMA ASSOCIAÇÃO, NEM QUE PARA ISSO EU TENHA DE IR TODOS OS FINS DE SEMANA A BEIJÓS.
ana paula da costa valente fernandes (ESTOU BEM IDENTIFICADA E TENHO A CERTEZA QUE O MEU MARIDO TEM AS QUOTAS EM DIA)

A União faz a Força disse...

A última tarefa de melhor direcção é assegurar a continuidade da instituição treinando os seus sucessores.

Os tempos estão difíceis, mas se não houver soluções colectivas, também não haverá soluções individuais.

A união faz a força, diziam os nossos mais velhos.

Anónimo disse...

Agora até se fazem reuniões na sede, sem corpos gerentes assumirem o seu posto, é o descalabro e não há volta a dar, alguns fazem-se anjinhos na colectividade mas são o diabo na loiça cá fora, tudo isto com a complacência do seu presidente.

Anónimo disse...

Acho que o anonimo do dia 29 sabe quem fez essas reuniões sem ninguem dos corpos gerentes porque não diz quem são SEJA HOMEM E TENHA CORAGEM DE DIZER O SEU NOME E DIZER QUEM FORAM AS PESSOAS para que todos fiquem a saber
Isso de dizer que foi que estava e mais qualquer coisa não vale absolutamente nada o que interessa agora e continuar com a Associação.
So se o anonimo esteve la e nao quer dizer o seu nome???? vamos deixar estes disse que disse e fazer qualquer coisa emprol da nossa Aldeia.
ANA PAULA FERNANDES

Unknown disse...

o Sr anonimo de dia 29 terá de recolher melhores informações!

VIVEIROS-BATISTA disse...

já agora convém esclarecer que no momento a ACDB ñ tem corpos gerentes, e muito menos presidente.
e concordo que as reuniões de socios para definir o futuro da ACDB sejam feitas na sua propria sede , pois é o sitio mais indicado.

Anónimo disse...

acho que esta na altura de se começar a pensar numa outra forma de manter a acdb aberta. A mts associações que face ao mesmo problema arranjaram formas de manter se manterem abertas. Uma delas passa por alugar o bar, dado este ser o que da mais trabalho aos membros associativos, e os membros associativos ficarem responsáveis por promoverem a cultura e o desporto

as: jorge gomes

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a opinião do Jorge.

roger,a disse...

Parece-me ser consensual que:
- a ACDB precisa de um movimento que reuna o máximo de boas vontades;
- que assegure a sua continuidade, respeitando e continuando a sua história ao serviço dos seus sócios e restante população de Beijós, em geral. Sendo a sua assembleia geral o lugar próprio e único para a discussão da vida associativa, onde cada sócio tem oportunidade exercer a sua influência e expor os seus pontos de vista, deveríamos todos deixar de contribuir negativamente, como são exemplo alguns comentários anteriores, para um futuro positivo da nossa ACDB.

Anónimo disse...

Estou de acordo com a Bunny, com Snr. Jorge, com o Snr. Rogerio e com o Snr. Baptista dos Viveiros, e URGENTE falarem todos os membros da antiga direcção, os seus socios de forma calma e com ideis para serem discutidas e deixarem de dizer mal uns dos outros.Claro que não podemos agradar a todos, mas Jesus tambem não agradou e as suas ideias continuam ate hoje para uns e para outros não, mas temos de respeitar.
Discutam, façam reuniões, aproveitem o Carnaval porque estão geralmente pessoas que so vão durante as festas e marquem uma uma reunião a nivel geral, sei la, onde toda a gente que queira estar presente.Eu sei que so pode ser socios, mas temos de ouvir o que dizem as pessoas da aldeia.Faço me entender.Espero que sim
ana paula fernandes

Anónimo disse...

Ja me lembrei tipo REFERENDO.Será que e possivel?????? outra coisa.As pessoas escreverem dando sugestões., como por exemplo alugar o BAR e uma mais valia.
ana paula fernandes

Anónimo disse...

alugar o bar e uma boa sugestão, mas também e preciso olhar para a realidade em beijos os cafés existentes em beijos passam a maior parte do tempo vazios, só quando joga o Benfica e que enchem por isso não sei se alguém esta disposto a alugar a acdb dado a realidade em beijos

Anónimo disse...

Isso é discutivel, depende do ponto de vista.

CARDOSO disse...

ALUGAR O BAR
a ideia da ana fernandes e jorge gomes é valida mas também tem os seus contras
é verdade que hoje em dia as colectividades por falta de tempo das pessoas ou pela sua vida profissional,nao conseguem formar listas para a direcçao.
pois como todos nós sabemos é o orgao directivo onde se trabalha mais.
mas o aluguer do bar implica outras perdas para ACDB.
quais as fontes de receita para ACDB (sem ser a renda mensal do aluguer do bar)
as festas de beijós quem vai explorar o bar nas carvalhas será 50%? ou será quem está a explorar ACDB?
os conjuntos de baile das festas e da pascoa e outras actividades quem paga será a direcçao?
qual será a fonte de receita dos bailes ou actividades feitas dentro ACDB se o bar esta sobre aluguer( será que a pessoa que explorar o bar estará sujeita a dar uma percentagem)Á ACDB?
os direitos dos socios e familiares será que se vao manter? pois com que direito a direcçao terá em negar a entrada (pois se o bar esta a ser explorado o dono nao quer é perder clientes sejam socios ou nao) ou será que tem logica o(reservado o direito de admissao)
isto nao é nenhuma critica é o que eu tenho visto a passar-se em associaçoes e colectividades.
se tiver que ir para a frente se for para o melhor da ACDB?
pelo o menos tenham o cuidado de alugar o bar se for possivel a um socio(e ele se nao se importar fazer parte da lista da direcçao)
e ter atençao de fazer o contrato pelo o maximo de 2 anos, pois para se poder ter margem de manobra se continuar tudo aumentar deste país e poder renegociar o aluguer.BEM HAJA A TODOS BEIJOSENSES

Unknown disse...

Realmente alugar o Bar é uma situação com muitos prós e contras.....E sempre será o calcanhar de aquiles da ACDB, e de outras coletividades!
Conheço alguns exemplos de exploração de bares de Associações....até rentáveis, mas em localidades onde não existe mais bares ou cafés...ora, não é o caso de Beijós...

Anónimo disse...

sim não e o caso de Beijós mas e sempre algo que tem de ver para arrecadar algum dinheiro para a Associação se manter aberta.Tem de haver muitas reuniões, assembleias com os socios e ver porque como foi dito depois de fechado ja não se pode abrir.Quanto aos lucros em tempo de festas teriam de conversar, porque eu tambem conheço Associações que tem o Bar em exploração e fazem 50-50, depende.como digo so com varias reuniões e falar bastante.
ANA PAULA FERNANDEES

Anónimo disse...

A Sr ANA PAULA Fernandes alguma vez fez parte de alguma associação!? e que pelo que diz não percebe nada do assunto e só teorias...

Anónimo disse...

Senhora Ana Paula Fernandes a senhora pode ter boas ideias mas em Beijòs é dificil pô-las em prática, aqui só querem é ter dinheiro, muito, mas muito aí sim, mas a educação, o desporto fica para trás das costas, diga-nos o que fizeram as direcções anteriores, algumas nada, mas mesmo nada, o meu amigo Carlos daqui por algum tempo se ele lá ficar vai ver, mas tudo bem, depois diga se valeu a pena esse sacrificio ou aida dizem que ganhou muito por lá estar, vai ver que é assim, digo infelizmente.

Anónimo disse...

DEIXEM-SE DE USAR AS INSTITUIÇÕES PARA LAVAR ROUPA SUJA

Anónimo disse...

Obrigado pelas vossas palavras, se calhar ele se la ficAR VAI-SE ARREPENDER E NORMAL, mas o anonimo do dia 7 de Fevereiro das 19 e 07 se tiver coragem quando me vir em Beijós fale directamente comigo, toda a gente me conhece e se calhar o anonimo tambem, não são teorias, trabalho com uma Associação que completou 90 anos de existencia, tem desporto, tem teatro, tem varias actividades, lutamos com muita falta de dinheiro, temos o bar a exploração, mas temos uma coisa muito importante AMOR A CAMISOLA, muitas as vezes nem dinheiro temos para pagar a luz.Portanto não demagogia nem teoria e pura e simplesmente não deixar acabar uma coisa que e vossa, sim porque eu sou de Lisboa de Beijós e o meu marido, portanto se tudo acabar o problema e de BEIJÓS o que e uma pena.Sei que e dificil e ainda mais agora com a crise, mas se todos se juntarem conseguimos.Quanto ao Carlos e ao resto das pessoas que possam eventualmente pegar na Associação vamos ver no que vai dar.
E concorco com o anonimo de 8 do corrente, e pena e não dizerem os nomes, mas deixem de lavar roupa suja a custa da Associação, ela não tem culpa nenhuma
ana paula fernandes

Enviar um comentário