Translate

Porquê comer local ?

2014/06/22
Em países como a França começa-se a dar importância à agricultura de proximidade, comprando alimentos nos mercados locais.  

Um dos objectivos é reduzir as distâncias percorridas pelos produtos, e a respectiva  pégada de carbono. Hoje, o alimento que comemos, muitas vezes viajou milhares de quilômetros antes de chegar a nossos pratos. 

Mas o transporte está a gerar uma quantidade considerável de emissões de gases de efeito estufa, que contribui para a mudança climática que estamos experimentando atualmente. Por exemplo, um estudo realizado por um estudante alemão, em 1993, e tinha mostrado que   um pote de iogurte de morango comprados em supermercados pode viajar 9 000 kms  ! 

Assim, comprar alimentos produzidos localmente contribui para reduzir o impacto negativo do transporte de mercadorias no ambiente. 

Há outras razões para compras aos agricultores vizinhos:  
Reduzindo distâncias também garante a frescura dos produtos.
Comprar localmente promove o dinamismo e a criação de emprego no território, e representa uma 
resposta local aos desafios globais.  

Por algum motivo a França está entre os maiores exportadores de alimentos, enquanto Portugal continua muito dependente de alimientos importados


1 Comentários:

Micas10 disse...

A Luso Finsa, empresa de transformação de madeira, fará um investimento de 37,7 milhões de euros em Nelas, que vai dar origem a 35 novos postos de trabalho.

Enviar um comentário