tag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post62441847387875830..comments2024-03-22T08:12:09.970+00:00Comments on Beijós XXI: Tudo que eu preciso saber...BATISTAhttp://www.blogger.com/profile/07176772877686848197noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-19005235465663069082010-07-04T16:09:31.633+01:002010-07-04T16:09:31.633+01:00@Micas10, sobre o "interesse em mostar trabal...@Micas10, sobre o "interesse em mostar trabalho e resultados mensuráveis", tire as suas ilações do comentário do Carlos Baptista...<br /><br />E complemente com esta leitura:<br />«Ainda que os mentores desta nova reforma justifiquem terem as alterações sido em nome dos "interesses dos alunos", estes são, na verdade, suas vítimas porquanto iludidos por um <b>sistema de facilidade</b> que apaga o esforço, o espírito de sacrifício e a força de vontade, inerentes ao acto de aprender, criando-lhes a <b>ilusão do êxito</b>.»<br />Retirei de um livro sobre o ensino do Português, mas poderia ter sido sobre o ensino da Matemática ou de qualquer outra "matéria".beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-73284455320931887712010-07-04T14:02:53.169+01:002010-07-04T14:02:53.169+01:00@Literatura, &
Não me parece que a divergênci...@Literatura, &<br /><br />Não me parece que a divergência tenha resultado da oralidade. A principal divergência não é ortográfica, é lexical e semântica. Por exemplo, se eu escrever:<br />«estou a fazer uma investigação sobre o impacto da formação profissional dos retalhistas na procura de produtos frescos», um brasileiro não fará a mínima ideia do que eu quero dizer.<br /><br />Tradução para brasileiro:<br />investigação = pesquisa<br />formação = treinamento<br />retalhista = varejista<br />procura = demanda<br />AO = bobagembeijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-43813506916897805222010-07-03T12:31:15.011+01:002010-07-03T12:31:15.011+01:00E se todos os lusófonos soubessem ler, e não fosse...E se todos os lusófonos soubessem ler, e não fossem tão dependentes da simples oralidade, talvez houvesse menos divergência entre o Português escrito de Portugal e o Portugês falado dos outros países lusófonos. <br /><br />E menos necessidade do acordo ortográfico.Leitura, literacia, cidadaniahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%ADndice_de_analfabetismonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-88766933923226079842010-07-03T12:09:36.051+01:002010-07-03T12:09:36.051+01:00Há que compatibilizar todas estas perspectivas:
1...Há que compatibilizar todas estas perspectivas: <br />1.Certamente a escola também tem a função de socializar, de ensinar e impor regras,especialmente as regras de trabalho escolar. Isso é tanto mais difícil, quanto as crianças tiveram falta de boas regras, de casa, da catequese, da própria comunidade ou aldeia. Até há um livro que diz que "It takes a village, to raise a child..."<br />2. Socializar é essencial, mas não suficiente: há que instruir, ensinar,formar capacidades. O menino tem que aprender a ler, escrever, contar, e ir adquirindo os conhecimentos e competências necessárias, para ele e para a economia. <br />Afinal são os contribuintes que pagam o grosso dos custos da escolarização, devem exigir resultados visiveis(value for money). <br />3. Antes e depois, é necessário medir, definir objectivos, testar. O que se mede, importa. <br />E Portugal continua atrasado, está agora ao nível da Turquia em percentagem da população com o 12º ano, que só agora se tornou obrigatório, só 100 anos depois da maioria dos outros países.<br />A Coreia do Sul, já nos passou à frente, e do Brasil, há muito tempo. <br />Provavelmente, os níveis de literacia da lusofonia são dos mais baixos dos grandes grupos linguísticos. <br /> <br />Se tivesse havido mais interesse em mostar trabalho e resultados mensuráveis há mais tempo, talvez Portugal não continuasse na cauda da Europa em termos de literacia e de aproveitamento escolar, como se viu em http://antoniopovinho.blogspot.com/2009/05/quem-le-mais-sabe-mais.htmlMicas10http://antoniopovinho.blogspot.com/2009/05/quem-le-mais-sabe-mais.htmlnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-65819634220813156192010-07-02T14:02:47.150+01:002010-07-02T14:02:47.150+01:00O papel dos pais não pode ser excluido.O papel dos pais não pode ser excluido.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-56858722992182451842010-07-01T01:21:34.937+01:002010-07-01T01:21:34.937+01:00Parece que me expressei mal, o que acontece muitas...Parece que me expressei mal, o que acontece muitas vezes é que passamos(escola) muito tempo a incutir e negociar regras(porque na maioria dos casos não existem em casa), e sem elas não se consegue um ambiente promotor de aprendizagens. Não sei se me fiz entender...<br />Mas claro como é evidente, acho que todos temos razão e as duas vertentes são importantes. Uma é o complemento da outra e não podem dissociar-se.Cristina Lareshttps://www.blogger.com/profile/17361010088465543338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-20065869105541829472010-06-30T15:11:30.869+01:002010-06-30T15:11:30.869+01:00Beijokense, eu acho que não é nem em educação e in...Beijokense, eu acho que não é nem em educação e instrução, mas sim, em percentagens de sucesso, infelizmente...Carlos Baptistahttps://www.blogger.com/profile/06526863294903443426noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-40982695089540363882010-06-30T10:23:03.487+01:002010-06-30T10:23:03.487+01:00Não, Micas10. Eu falava da diferença entre educaçã...Não, Micas10. Eu falava da diferença entre <b>educação</b> e <b>instrução</b>. A escola está demasiado focada na educação, na imposição de valores, e pouco nas competências ligadas ao conhecimento.beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-71781501218794230822010-06-30T09:53:49.460+01:002010-06-30T09:53:49.460+01:00Não sendo educadora, parece-me que se trata da imp...Não sendo educadora, parece-me que se trata da importância das "capacidades cognitivas" (tabuada, gramática, etc) versus as "capacidades não-cognitivas" (disciplina, motivação, colaboração, etc). <br />É isto ? <br />Parece uma discussão útil e interessante, mas em última instância, precisamos das duas coisas, o querer e o saber. <br />Precisamos de querer para saber. <br />Ninguém dispensa o saber nem o querer ao contratar um trabalhador, mesmo que seja para a tarefa mais simples. <br /><br />Voltando ao provérbios:<br />"Quem não sabe, é como quem não vê", mas quem não quer saber está ainda pior. <br />Afinal, "Pode-se levar o cavalo à água, mas não se pode obrigá-lo a beber"...Micas10https://www.blogger.com/profile/14889964322102296171noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-11957077976820984602010-06-29T01:01:16.053+01:002010-06-29T01:01:16.053+01:00@Cristina Lares
É perfeitamente evidente no seu bl...@Cristina Lares<br />É perfeitamente evidente no seu blogue o esforço que faz para "promover outro tipo de aprendizagens". Cumprimento-a por isso.<br /><br />O facto de concordarmos que há valores básicos que as crianças deviam, em geral, interiorizar, não me inibe de criticar a escola (particularmente o ensino básico) por não ensinar a "tabuada" (ícone de um conjunto de conteúdos que foram desvalorizados). Sendo eu professor do ensino superior, deve imaginar o desgosto que sinto quando preciso de ensinar "contas" a alunos que não sabem a tabuada (sem aspas)!beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-41286209675776266812010-06-29T00:43:25.937+01:002010-06-29T00:43:25.937+01:00Infelizmente as nossas crianças(quando digo nossas...Infelizmente as nossas crianças(quando digo nossas refiro-me às crianças em geral e não às "minhas" em concreto)estão a crescer num mundo sem regras, sem valores, sem respeito pelos mais velhos, inclusivamente pelos pais e professores. É bem verdade que estas aprendizagens deveriam ter como base a familia o que por vezes não acontece, então a escola, neste caso o Jardim de Infância "vê-se obrigado" a "substituir" a familia no que diz respeito à educação com valores de cidadania. São estes valores que estão na base de um crescimento harmonioso e saudável. Sem incutirmos estes valores não há aprendizagens "académicas" que valham. No que me toca...embora tenha um longo e árduo trabalho pela frente não desisti ainda de promover outro tipo de aprendizagens embora considere ser mais importante respeitar os amigos, pais e professores do que saber...a "tabuada".<br />As frases apresentadas no post fazem parte integrante de um poema de Robert Fulghum que aconselho a lerCristina Lareshttps://www.blogger.com/profile/17361010088465543338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5984669609189885345.post-76936310072864102322010-06-28T23:31:56.346+01:002010-06-28T23:31:56.346+01:00@Micas10
Nós, que não tivemos "Jardim da Inf...@Micas10<br /><br />Nós, que não tivemos "Jardim da Infância", vamos ter um curso de Novas Oportunidades para aprender isto?<br /><br />É interessante verificar que hoje a escola ensina formalmente aquilo que antes se aprendia com os pais, tios, avós, vizinhos... tendo desistido de ensinar a tabuada, a ortografia, a conjugação de verbos, etc.beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.com