Translate

Limpar Portugal começa no nosso bairro

domingo, 18 de março de 2012
O campanha Limpar Portugal 2012 vai ter lugar no próximo sábado, 24-Março-2012 Ver o manual em http://www.amoportugal.org/pt/limparportugal2012/manual

Todos podemos participar a melhorar o nosso ambiente, como podem ver aqui
http://antoniopovinho.blogspot.pt/2009/03/caminheiros-com-espirito-ecologico_31.html

Sumo de uva com benefícios para consumidores e produtores

sábado, 17 de março de 2012
O consumo de "suco de uva integral", sem açucar, sem água e sem corantes, multiplicou-se por cinco vezes em cinco anos, no Brasil, que é também o décimo exportador mundial de suco de uva, especialmente para os Estados Unidos e para a Ásia. 


Para os consumidores, o sumo de uva  tem os benefícios do vinho, sem os malefícios do álcool, graças à presença de  flavonóides e polifenóis antioxidantes  superiores ou comparáveis aos do chá verde, que podem prevenir doenças do coração.   Para as cooperativas de produtores brasileiros, o franco crescimento do mercado de sumo de uva representa uma oportunidade de comercializar os excedentes de produção.  É que o consumo de vinho tem sofrido uma queda significativa, ficando cada vez mais concentrado nos vinhos finos, em detrimento dos vinhos correntes.


Deste lado do Atlântico, a solução para o "lago de vinho" tem sido bastante menos inovadora, e a Europa tem estado a perder importância no cultivo da vinha, tendo passado de 66,6% da produção mundial em 1996 para 57,4% em 2010, devido em parte às medidas adoptadas no âmbito da PAC-Política Agrícola Comum, que incentivaram o arranque das vinhas.  Portugal reduziu a sua área de cultivo de 250 mil hectares para 243 mil, representando 3,2% da vinha mundial.  Na região do Dão, demarcada há mais de 100 anos, até vinhas novas foram arrancadas, para nosso empobrecimento.  
Fonte:  http://www.atarde.com.br/economia/
Benefícios para a saúde  http://www.lusowine.com/displayarticle3887.html
Menos produção http://www.ionline.pt/dinheiro/vinho-portugal-esta-produzir-menos-ainda-dos-mais-bebe
Projecto de produção de vinho biológico http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/fil_bio/Produ%C3%A7%C3%A3oUvasparaSumoVinhoOriundosdoMododePro.pdf
Enoturismo como solução http://winepleasures.com/wp-content/documents/tourism/conference/Preview2011.pdf

ACDB- horário de funcionamento do Bar

quinta-feira, 8 de março de 2012
A direção da ACDB informa que o bar da coletividade está aberto:

Sábados _ 20h - 23h
Domingos _ 13.30h - 23h


Informamos ainda os estimados sócios que poderão dirigir-se à coletividade para fazer a liquidação das quotas respeitantes ao ano respetivo, ou anos em atraso se for o caso.
O Grupo de Dança ONDA VIVA tem os seus ensaios ao sábado à tarde e o nosso grupo de Teatro amador realiza ensaios durante a semana ( sem dia fixo), tendo em vista novas apresentaçõess e algumas itinerâncias. Informamos também que houve reestruturação nos corpos gerentes.
Por motivos aos quais os membros desta direção são alheios o Tesoureiro António Santiago renunciou ao cargo, sendo substituído pelo Sr. Agostinho Marques.

visite também o blog da ACDB : http://acd-beijos.blogspot.com/

Os Cucos


Vindo de África onde passou o inverno, um Cuco instalou-se desde a ultima segunda feira no recinto das carvalhas.
Todos os dias por volta das 7:00 horas faz o seu canto matinal voando de carvalha em carvalha, durante o resto do dia não se manifesta.
Obrigado!!




"O cuco-canoro é abundante e bem distribuído pelo território continental,mas parece ser especialmente numeroso no nordeste do país (Beira Alta e Trás-os-Montes)Ocorre sobretudo em zonas florestadas, perto de galerias rípicolas, nas imediações de pauis, montados, bosques, evitando as zonas de altitude, os matos
densos e as zonas fortemente urbanizadas.
A sua presença no nosso território é exclusivamente estival,podendo ser observado
sobretudo entre Março e Julho"

"A fêmea do cuco observa outras aves (alvéola-branca, papa-moscas-comum e rouxinol-dos-caniços) que constroem os seus ninhos e, num momento de distracção, deposita um ovo no ninho dessa ave. Geralmente põe os seus ovos à tarde, porque os donos dos ninhos os põem de manhã. Com intervalos de 48 horas, o cuco põe 12 a 13 ovos em outros tantos ninhos, roubando de cada ninho um ovo para deixar um número igual de ovos.
O jovem cuco nasce mais cedo do que as outras crias e, num instinto fratricida, atira pela borda fora os ovos ou os pequenos «irmãos» que possam existir, ficando deste modo com toda a atenção (e alimentação) dos pais adoptivos para si."



Fontes: Inês Agostinho,2º Ano Escola Básica nº1 de Bemposta
http://www.avesdeportugal.info/cuccan.html

Crise - Será que é possível viver sem dinheiro?

terça-feira, 6 de março de 2012
Viver sem dinheiro afinal é possível. Pelo menos para Mark Boyle, economista e ex-empresário que optou pelo ‘back to basics’.

Será que é possível viver sem dinheiro neste mundo consumista onde tudo (ou quase tudo) parece ter um preço? Não parece real que alguém viva sem dinheiro. "Isso é impossível" dirá o leitor mais céptico. O certo é que Mark Boyle, economista e antigo empresário, vive há três anos "sem ver a cor do dinheiro."

Foi uma opção. Estudada. Dia 29 de Novembro de 2008, Mark Boyle virou costas aos hábitos de vida dos nossos dias e embarcou numa viagem comandada pela auto-suficiência, pelas trocas directas, pela casa de banho de compostagem, pela pasta de dentes de choco e por um mundo de iguarias sazonais onde até a solidão foi (recentemente) trocada pela companhia de quem partilha o mesmo estilo de vida. Ao estilo "amor e uma caravana", Boyle vive numa quinta em Bristol, Inglaterra, sem mexer num tostão.

Porquê sem dinheiro?
"O dinheiro é um pouco de amor. Passamos toda a nossa vida atrás dele, contudo, apenas alguns de nós compreendem o que ele é realmente". É nestes termos que Boyle justifica a sua opção. E responde depois à questão que se impõe: é difícil?

"Percorrer o caminho de uma vida sem dinheiro é como percorrer uma floresta virgem a meio da noite sem lanterna. (...) Não fazemos ideia do que está à nossa frente ou o quanto devemos caminhar. Todavia caminhamos. Inevitavelmente, tropeçamos, caímos, magoamo-nos, mas levantamo-nos de novo. (...)" escreve Boyle em "O Homem sem Dinheiro", obra recém lançada em Portugal. Segundo o autor, o livro "é um esboço do mapa da floresta. A vida sem dinheiro é uma aventura. E, tal como qualquer aventura, é preciso, de tempos a tempos, deixar o mapa de lado e ver onde o caminho vai dar", diz.

Fundador do Freeconomy, movimento que ajuda as pessoas a relacionarem-se nas comunidades locais através do simples acto de partilha, Boyle tem cada vez mais seguidores por todo o mundo. Só na sua página na web (justfortheloveofit.org) são mais de 30 mil.

Sempre com um grande sentido de humor, Mark Boyle participou via telefónica no programa do ETV "Ideias em Estante" dedicado ao tema "Vida: Como nos podemos reinventar". O convidado foi Manuel Forjaz, consultor e amigo do autor (fomos nós que telefonamos; o autor tem telefone apenas para receber chamadas; carrega-o com luz solar).

Confessando que "nunca foi mais feliz", Mark Boyle não nega que sente falta de algumas coisas que o mundo do dinheiro lhe proporcionava. "Ir até a um ‘pub'" é algo de que este Irlandês sente falta!"

Apesar do seu caso não ser novo, o lançamento do seu livro este mês em Portugal e a conjuntura económica e ambiental do mundo levam a pensar no tema.

Pensamentos Finais
"Estamos num ponto crucial da história. Não podemos ter carros velozes, computadores do tamanho de cartões de crédito e outros aparelhos modernos e em simultâneo dispor de ar puro, florestas abundantes, água potável fresca e um clima estável. Esta geração pode ter uma coisa ou outra, mas não ambas. A humanidade tem de fazer uma escolha. Ambas têm um preço. Parafernália ou natureza? Se se fizer a escolha errada, a próxima geração pode vir a não ter escolha", pode ler-se no livro de Boyle.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/sera-mesmo-que-e-possivel-viver-sem-dinheiro_137918.html

ROTUNDAS - Desenvolvimento ou desperdício ?

domingo, 4 de março de 2012

Poder local. O negócio que gira à volta das rotundas

Por Isabel Tavares, publicado em 3 Mar 2012 - 03:10 | Actualizado há 21 horas 30 minutos
As autarquias gastam milhões a construir rotundas. Algumas, até gastam dinheiro para as destruir, devido aos acidentes que provocam.

Obituário de Beijós - Isabel Coelho Batista

sábado, 3 de março de 2012

Faleceu hoje a nossa conterrânea Srª. Isabel Coelho Batista, de 80 anos de idade. (05-04-1931).

A Srª. Isabel era viúva de Agostinho Fernandes Loureiro.

O seu funeral realiza-se amanhã pelas 16.30 horas, Com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Beijós, indo depois a sepultar no nosso cemitério.

A todos os familiares enlutados, em especial seus filhos, o Beijós XXI apresenta as sentidas condolências.