2021/07/19

CM Nelas intimada a prestar informações sobre as descargas poluentes na ribeira de Beijós (dita de Travassos)

 No seguimento das descargas poluentes na Ribeira de Travassos que atravessa Beijós desde 17-Junho-2021, fomos assistir à Assembleia Municipal de Nelas para conhecer “os vizinhos a montante” e apresentar as preocupações sobre a qualidade da água na nossa ribeira.

A Assembleia Municipal de 25-Junho foi presidida por António Borges dos Santos, com a presença do Presidente da Câmara Municipal José Borges da Silva. Tivemos oportunidade de falar no período para intervenção do público bem depois da meia noite:
“Boa noite a todos! Muito obrigada pela oportunidade de falar a esta distinta assembleia. Somos Mariana Abrantes, José Moura e Paulo Sousa Batista, vice-presidente da Junta de Freguesias, vossos vizinhos de Beijós, uma aldeia com 3000 anos, centrada nas ribeiras e na agricultura.
“Viemos de Beijós para conhecer melhor a Camara e Assembleia Municipal de Nelas, cujas atividades têm grande impacte em Beijós imediatamente a jusante, nem sempre positivo.
“Aproveito para informar que hoje 25-Junho enviei por, correio registado, um pedido de informação ao abrigo do artigo 82º do Código do Procedimento Administrativo à Presidência da Câmara Municipal de Nelas. As informações que solicitei têm a ver com a gestão dos riscos ambientais do tratamento dos efluentes, domésticos e industriais, de Nelas, nomeadamente as descargas repetidas na ribeira de Travassos, que atravessa a aldeia de Beijós.
Nós os beijosenses sentimos-mos de luto e muito preocupados com a nossa preciosa ribeira. Por isso estamos ansiosos por saber o que continua a acontecer de descargas impróprias, o que continua a falhar e o que está previsto com a nova ETAR III..
Nelas tem feito e continua a fazer descargas poluentes na Ribeira de Travassos, e de Beijós, sem sequer dizer “água vai”, sem informar, sem compensar, sem pedir desculpa. Permitam-me que venha aqui, à vossa casa, dizer que isto não é aceitável para a população afetada a jusante, desde Beijós à Figueira da Foz. Obrigada"
O Presidente da Câmara Municipal de Nelas José Borges da Silva respondeu:
Os problemas recentes na Ribeira de Travassos têm a ver com a fase de arranque e afinação da nova ETAR III, que dura 90 dias (desde fins de Abril?). Estão a fazer o necessário para resolver as DESCONFORMIDADES. O problema da espuma tem a ver com detergentes industriais e poderá ser resolvido pela aplicação de filtros de carvão no próprio pré-tratamento.

O PCM Borges da Silva leu o relatório das análises da amostra 15594 colhida a
16-Junho-2021, 0h00 antes das descargas, sobre os seguintes parâmetros:
•Carência Química de Oxigénio 90 mg/L O2 (< MAX 125(L )
•Carência Bioquímica de Oxigénio 26 mg/L O2 (> MAX 25)
•pH 7,0 (6-8)
•Sólidos suspensos totais 4 mg /L (<35 mg /L)
•Detergentes na água não foram medidos porque não estão sujeitos a VLE (Valor Limite de Emissão) legais!! No entanto deixaram um resíduo branco no rego à ponte.
Ouvimos o Presidente da Câmara pedir desculpa aos beijosenses presentes na Assembleia Municipal de Nelas de 25-Junho-2021 por décadas de poluição.
Convidámos todos os autarcas e o público de Nelas a visitarem Beijós para conhecer em primeira mão o impacte negativo a jusante das DESCONFORMIDADES de Nelas.
Mariana Abrantes

Sem comentários:

Enviar um comentário