Translate

Portugal nas Trincheiras - A I Guerra da República

2010/02/23


O Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva inaugurou, hoje 23FEV2010 pelas 18H30 a Exposição "Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República" no Museu da Politécnica, uma iniciativa do Museu da Presidência.

Exposição “Portugal nas Trincheiras - a I Guerra da República”
Museus da Politécnica
Rua da Escola Politécnica, 60, Lisboa
23 de Fevereiro a 23 de Abril
Horário
Terça a Quinta e Domingos: 10h00-18h00
Sexta/Sábados: 10h00-24h00
Tel. 213 614 660

























O Diário do Soldado José Pais dos Santos, publicado na integra e em 1ª mão no Beijós XXI em 2006, foi pedido por empréstimo a António Marques dos Santos, neto do soldado beijosense.

O Diário de José Pais dos Santos tem destaque de ex-libris da exposição, está patente individualmente, numa vitrina com uma ampliação da 1ª página em formato gigante.






Numa placa alusiva pode ler-se o seguinte:
«Diário pessoal de José Pais dos Santos, natural de Beijós (Carregal do Sal), soldado da bateria de artilharia nº 7 do C.E.P., onde ele descreve o seu quotidiano na guerra em prosa e em poesia. Na primeira página, pode ler-se: "Este livro pertence ao José Paes dos Santos S. S. nº 553 da 1ª Bateria de Artilharia 7... se ele o perder, e alguém o achar, faz favor de lho dar, que ele é bom rapaz, ou então se o encontrarem morto, tenham a bondade de o mandar dizer ao meu pai, que é o seguinte: António Paes dos Santos."
França, ca 1918
Colecção Particular de António Marques dos Santos




2 Comentários:

Anónimo disse...

excelente e viva o beijosense

A. Abrantes disse...

Espero visitar a exposição.

Um abraço de parabéns ao seu neto, António Marques dos Santos, pelo empenho e cuidado em divulgar a obra de José Paes dos Santos.

A. Abrantes

Enviar um comentário