Translate

Complexo Patrimonial de Cabris

2010/05/04
O Município de Carregal do Sal revelou na semana passada a descoberta de um «núcleo de gravuras com motivos de carácter esquemático do Período Neolítico ou Idade do Bronze, no lugar de Cabris».
Os motivos foram obtidos por abrasão, predominantemente em intrusões de granito de grão fino em lajes graníticas de morfologia regular.
O Estudo Preliminar, da responsabilidade de Evaristo Pinto, fundamenta a hipótese da atribuição cronológica ao Neolítico, por um lado, pela análise prévia das "representações artísticas esquematizadas revelando algum grau de expressividade de sentido figurativo e de cariz abstractizante"; por outro lado, pela proximidade de outros sítios neolíticos que já fazem parte da Carta Arqueológica do Concelho.
As superfícies gravadas situam-se num terreno que é propriedade do Município, o qual já foi vedado, facilitando-se assim o desenvolvimento dos trabalhos necessários ao levantamento exaustivo das gravuras.
Espera-se que venha a haver interesse da comunidade científica no seu estudo. Ficarão também disponíveis para visualização do público no futuro Complexo Patrimonial de Cabris (Núcleo Museológico), o qual incluirá um lagar de varas, um lagar escavado na rocha, moinhos, um forno primitivo, enfim, um vasto conjunto de testumunhos de diversas fases de ocupação daquele sítio. 

0 Comentários:

Enviar um comentário