Translate

O que não se ensina nas escolas

2011/01/09

Bill Gates: O que não se ensina nas escolas

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates deu uma conferencia (em 2005) numa escola secundária americana. Ele falou sobre como a “política educacional de vida fácil ou facilitismo para as crianças” tem criado uma geração que não tem o conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem nas suas vidas profissionais depois da escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fizesse um discurso de uma hora ou mais…

Bill Gates falou menos de cinco minutos, foi aplaudido mais de dez minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero.

REGRA 1 – A vida não é fácil, acostuma-te a isso.

REGRA 2 – O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele, antes de vocês se sentirem bem com vocês próprios.

REGRA 3- Vocês não vão ganhar 5.000 dolares por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carrgo e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.

REGRA 4 – Se vocês acham que os vossos professores são rudes e duros, esperem até terem um chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

REGRA 5 – Vender jornais ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos avós têm uma palavra diferente porá isso: chamam-lhe oportunidade.

REGRA 6- Se fracassarem, a culpa não e dos vossos pais. Por isso, não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.

REGRA 7- Antes de vocês nascerem, os vossos pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas, e por vos ouvir dizer que eles são ridículos. Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando conservar os erros da geração dos vossos pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.

REGRA 8 – A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem até acertar, isto não tem nada a ver com a vida real. Se pisarem o risco, serão despedidos. Façam bem à primeira.

REGRA 9 – A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os Verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.

REGRA 10 – A televisão não é a vida real. Na vida real, as pessoas tem que largar o “barzinho” ou a discoteca e ir trabalhar.

REGRA 11 – Sejam simpáticos com os marrões (geeks), os estudantes estudiosos que muitos de vocês julgam ser idiotas. É muito provável que um deles venha a ser o vosso chefe no futuro, isto é que vocês acabem por trabalhar para eles algum dia.

Investidor de Bancada, Dinheiro s.a., Abril 2005

1 Comentários:

Carlos Peixeira Marques disse...

De facto, esta lista de regras não é da autoria de Bill Gates - é muito comum a circulação de emails e posts com ideias, opiniões e até "obras literárias" que são atribuídas a pessoas conhecidas para lhes conferir credibilidade ou afirmação social.
As regras reproduzidas neste post parecem ser uma adaptação de uma versão reduzida das regras enunciadas neste livro de Charles Sykes. P. ex. na que aqui leva o n.º 11, o original é nerds e não geeks :)

O facto de não serem de Bill Gates não significa que não possamos pensar sobre elas... e sobre as outras 39 que faltam!

Enviar um comentário