Data: 14-Fevereiro-2011, 18h
Local: Salão Nobre, Câmara Municipal de Carregal do Sal
Ver Convocatória e Despacho da ZIF, audiência final
A criação da ZIF tem como objectivos a promoção da sustentabilidade colectiva dos nossos pinhais e florestas, muito retalhadas em pequenas áreas de minifúndio, bem como a prevenção de incêncios florestais e eventual recuperação. Esta Zona de Intervenção Florestal aplica-se aos terrenos a norte do IC12, que se serve de zona tampão entre o lado do Dão e o lado Mondego do Concelho de Carregal do Sal. Beijós é uma das zonas mais arborizadas, e a própria Junta de Freguesia de Beijós é um importante proprietário florestal com mais de 80 hectares que consistem principalmente dos maninhos dos nossos outeiros.
ALERTA
A Associação Florestal recorda também que a época de corte das coníferas com sintomas de doença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro vai de OUTUBRO a ABRIL.
-Amarelecimento e murchidão das agulhas, estendendo-se a toda a copa
- Diminuição da produção de resina
- Manutenção das agulhas mortas por período prolongado
- Existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa
- MORTE DA ÁRVORE
Todos os sobrantes resultantes do corte das resinosas devem ser correctamente eliminados (queima ou estilhaçamento)
São as florestas que fazem desta região, entre Dão e Mondego, o "coração verde" de Portugal. De cada árvore à floresta, juntos VAMOS proteger o nosso pinhal e plantar para o planeta!
Fonte: http://site.apfpb.org/index.php/inicio-noticias, folheto informativo
3 Comentários:
A floresta é o 3º sector mais exportador de Portugal.
Plantar árvores, no inverno, é ajudar a balança comercial a prazo.
A importância do sector florestal na economia nacional:
12% do Produto Interno Bruto da Indústria
12% do emprego na Indústria
10% das exportações
5,3% do Valor Acrescentado Bruto
Consulta Pública – PEIF
ZIF Planalto Beirão
Carregal do Sal
Datas: 21 de Abril a 10 de Maio 2011
A Entidade Gestora da ZIF Planalto Beirão – Carregal do Sal informa todos os seus Aderentes que o Plano Específico de Intervenção Florestal (PEIF) se encontra em Consulta Pública.
Os Interessados poderão consultar o documento na sede da APFPB em Carregaldo Sal.
Assembleia Geral da ZIF
20-Abril-2011, 18h
Salão da Camâra Municipal de Carregal do Sal
Combate ao nemátodo da madeira do pinheiro
2011-04-21
O Conselho de Ministros de 21 de Abril 2011 aprovou um Decreto-Lei estabelece medidas extraordinárias de protecção fitossanitária indispensáveis ao controlo do nemátodo da madeira do pinheiro e do seu insecto-vector com vista a evitar a dispersão da doença da murchidão do pinheiro e, quando possível, a sua erradicação, procedendo à implementação das medidas de protecção fitossanitária previstas em Decisões Comunitárias. Destacam-se: a obrigatoriedade de registo de todos os operadores económicos envolvidos na exploração florestal de coníferas, bem como dos operadores económicos que procedem ao fabrico, tratamento e marcação de material de embalagem de madeira e tratamento de madeira de coníferas; exigências específicas relativas ao abate, circulação e armazenamento de coníferas hospedeiras; e medidas relativas ao tratamento de madeira e material de embalagem de madeira, a par das restrições à sua circulação no território nacional e à sua expedição para outros países.
Enviar um comentário