Translate

Sumo de uva com benefícios para consumidores e produtores

2012/03/17
O consumo de "suco de uva integral", sem açucar, sem água e sem corantes, multiplicou-se por cinco vezes em cinco anos, no Brasil, que é também o décimo exportador mundial de suco de uva, especialmente para os Estados Unidos e para a Ásia. 


Para os consumidores, o sumo de uva  tem os benefícios do vinho, sem os malefícios do álcool, graças à presença de  flavonóides e polifenóis antioxidantes  superiores ou comparáveis aos do chá verde, que podem prevenir doenças do coração.   Para as cooperativas de produtores brasileiros, o franco crescimento do mercado de sumo de uva representa uma oportunidade de comercializar os excedentes de produção.  É que o consumo de vinho tem sofrido uma queda significativa, ficando cada vez mais concentrado nos vinhos finos, em detrimento dos vinhos correntes.


Deste lado do Atlântico, a solução para o "lago de vinho" tem sido bastante menos inovadora, e a Europa tem estado a perder importância no cultivo da vinha, tendo passado de 66,6% da produção mundial em 1996 para 57,4% em 2010, devido em parte às medidas adoptadas no âmbito da PAC-Política Agrícola Comum, que incentivaram o arranque das vinhas.  Portugal reduziu a sua área de cultivo de 250 mil hectares para 243 mil, representando 3,2% da vinha mundial.  Na região do Dão, demarcada há mais de 100 anos, até vinhas novas foram arrancadas, para nosso empobrecimento.  
Fonte:  http://www.atarde.com.br/economia/
Benefícios para a saúde  http://www.lusowine.com/displayarticle3887.html
Menos produção http://www.ionline.pt/dinheiro/vinho-portugal-esta-produzir-menos-ainda-dos-mais-bebe
Projecto de produção de vinho biológico http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/fil_bio/Produ%C3%A7%C3%A3oUvasparaSumoVinhoOriundosdoMododePro.pdf
Enoturismo como solução http://winepleasures.com/wp-content/documents/tourism/conference/Preview2011.pdf

8 Comentários:

viticultor disse...

é preciso que se diga tb que diminui a area de vinha mas aumentou a produção, o povo anda farto de enganos

Dão vinhateiro disse...

O principio de fabrico da geropiga, que é sumo de uva, baseia-se em não deixar a fermentação evoluir e então a transformação do açucar em álcool é parada ficando alcoólico e adocicado.

Para ser sumo de uva, sem álcool, tem que ter um inibidor da fermentação, não permitindo a transformação do açucar em álcool e anidrido carbónico.
Mas o sumo de uva é bem melhor depois da fermentação !!!! e então do Dão ...

Importador disse...

O sumo de uva que se compra em Portugal é importado...da Africa do Sul

Anónimo disse...

a COMPAL tem de certeza engenheiros/peritos que devem saber como fazer o sumo de uva como fazem os outros sumos.
O sumo de uva se ferve deixa de de ser sumo e passa a ser vinho...

Dão Sul vende para a China disse...

A Dão Sul é uma empresa com sede em Carregal do Sal (Viseu). É uma das maiores exportadoras de vinho português e, em 2009, já exportava 10 por cento da sua produção total para o continente asiático

jose disse...

Afinal, que alguem explique como devo proceder para fazer o sumo de uva sem alcool

Boa uva disse...

Sumo de uva + alcool para parar fermentação = jeropiga !

Eny Feliz disse...

sou brasileira e consumo diariamente suco de uvas escuras, mas nunca encontro em Portugal, terra das uvas mais lindas do mundo.
Espero poder encontrar em breve o sumo de uvas em mercados de Portugal.
a melhor marca no Brasil é Campo Largo, o sabor da uva é presente e decanta os cristais ao fundo.
sucesso!

Enviar um comentário