Translate

Os Cucos

2012/03/08

Vindo de África onde passou o inverno, um Cuco instalou-se desde a ultima segunda feira no recinto das carvalhas.
Todos os dias por volta das 7:00 horas faz o seu canto matinal voando de carvalha em carvalha, durante o resto do dia não se manifesta.
Obrigado!!




"O cuco-canoro é abundante e bem distribuído pelo território continental,mas parece ser especialmente numeroso no nordeste do país (Beira Alta e Trás-os-Montes)Ocorre sobretudo em zonas florestadas, perto de galerias rípicolas, nas imediações de pauis, montados, bosques, evitando as zonas de altitude, os matos
densos e as zonas fortemente urbanizadas.
A sua presença no nosso território é exclusivamente estival,podendo ser observado
sobretudo entre Março e Julho"

"A fêmea do cuco observa outras aves (alvéola-branca, papa-moscas-comum e rouxinol-dos-caniços) que constroem os seus ninhos e, num momento de distracção, deposita um ovo no ninho dessa ave. Geralmente põe os seus ovos à tarde, porque os donos dos ninhos os põem de manhã. Com intervalos de 48 horas, o cuco põe 12 a 13 ovos em outros tantos ninhos, roubando de cada ninho um ovo para deixar um número igual de ovos.
O jovem cuco nasce mais cedo do que as outras crias e, num instinto fratricida, atira pela borda fora os ovos ou os pequenos «irmãos» que possam existir, ficando deste modo com toda a atenção (e alimentação) dos pais adoptivos para si."



Fontes: Inês Agostinho,2º Ano Escola Básica nº1 de Bemposta
http://www.avesdeportugal.info/cuccan.html

14 Comentários:

Anónimo disse...

Porque é que o post da ACDB não permite comentários.

Anónimo disse...

Acho muito bem! Boa Bunny!

Anónimo disse...

visto estar afixado o horario de funcionamento, quem tiver algo a dizer, basta dirigir-se à associação!!! mai nada. assim deviam ser todos os "posts"

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com ACDB, se não permitirem comentários em todos os postes, deixa de haver lâmpadas.

Anónimo disse...

lol

cardoso disse...

bunny eu entendo a tua razao de fechares o post da acdb aos comentarios, pois lava-se muita roupa suja. mas sera q nao vai ser um principio para todos os colaboradores fazer o mesmo? sei q tab me vais dizer q sempre posso ir ao blog da ACDB e comentar mas acho q nao é o mesmo.mais uma vez desejo muitas felicidades para todos os orgaos directivos.

Unknown disse...

Usei apenas de um «direito» como contribuidora do blog Beijós XXI.... vedei os comentários também por ser um post meramente informativo. e sim Cardoso... quem pretender fazer um comentário dirija-se ao blog da ACDB....é o sitio mais correto!

Anónimo disse...

Concordava, sim, se fosse apenas para informar o horário do bar, como fala em pessoas é diferente.

Unknown disse...

Vou repetir:
quem pretender fazer um comentário dirija-se ao blog da ACDB....é o sitio mais correto!

Anónimo disse...

Já agora, acho que o BeijósXXI ainda é um sitio livre, acho eu.
Não estou a colocar em causa fazer comentários, estou a falar da limitação de comentários, se quiser comentar algo da ACDB posso comentar aqui nest post, não tem de ser no texto da ACDB.
Mais uma vez repito. Não está em causa a ACDB mas a limitação de comentários.

Unknown disse...

Sr. anónimo:
está um texto igualzinho a este no blog da ACDB , o link para o blog ta aki ao lado...clique lá e vá então comentar. Termos todos gosto em ter os seus comentários. Da minha parte, como contribuidora do Beijós XXI uso de um direito conferido a todos contribuidores de gerir os posts que eu publico e, neste seguimento, nao permito comentários ao post efectuado

Anónimo disse...

Irra, já disse que não quero comentar, se quisesse já o teria feito, estou apenas a falar do bloqueio, que é um direito mas também um precedente que se abre, esclarecido e ponto final.

Cuco triste disse...

Fiquei muito triste por tantos comentários alheios à minha espécie.

Anónimo disse...

Eu Cuco, vou estar em Beijós uns dias e gostaria de saber o que é uma ACDB?

Enviar um comentário