Translate

Semear juntos para colher mais e melhor

domingo, 30 de março de 2014

A capa da da revista Sábado de 20-Março-2014 é inédita pelo conteúdo:   Sementes!    Basta colocar de molho 2-3 dias e depois enterrar para ter relvado e flores da Primavera. 
Num país de minifúndio, a principal história desta edição refere-se aos GRANDES Senhores da Terra  em Portugal, que conseguiram ganhar escala e ultrapassar a barreira do tamanho para concorrer no mercado internacional:   Pedro Queiroz Pereira (líder da Portucel), Jorge de Melo (responsável da Sovena) e Manuel Guedes (administrador da Sogrape).  É um tema que mais fascina a comuniçação social, e provavelmente os leitores. 

Mas de todos os exemplos mencionados na revista, o mais interessante,  e aplicável em Portugal, é a história de cooperativas como a ORIVÁRZEA, que produz um arroz carolino nacional que substitui favoravelmente o arroz agulha importado.  Esta organização de pequenos produtores está orientada para a inovação, as economias de escala e para o comércio internacional.  Tem certificação de qualidade dos seus produtos, incluindo o arroz para bebés:  Baby Rice.  
O arroz carolino nacional  cultiva-se nas Leziras do Tejo e no  Baixo Mondego e vende-se sobretudo em mini mercados.  Quem cozinha nota a diferença. Ao passarmos em Montemor-O-Velho podemos comprar directamente na Cooperativa dos Orizicultores do Baixo Mondego.
Note-se que um dos princípios de "Fairtrade" ou Comércio Justo é comprar produtos devidamente certificados produzidos em cooperativas de pequenos produtores.  

Considerando que Portugal é um dos países mais dependentes de alimentos importados, parabéns à Sábado por nos trazer notícias de boas práticas na agricultura, floresta e pecuária.   


Arroz Bom Sucesso 
Semear para colher em Caminha http://www.cm-caminha.pt/ver.php?cod=1I0B
Efeito Fairtrade e sustentabilidade rural http://www.sober.org.br/palestra/13/419.pdf  e 
Certificação fairtrade: um estudo dos impactos do selo em duas cooperativas de pequenos produtores rurais http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Certifica%C3%A7%C3%A3o-Fairtrade-Um-Estudo-Dos-Impactos/463562.html 
Associação Selo Comércio Justo http://www.sellocomerciojusto.org/es/

0 Comentários:

Enviar um comentário