"A Brisa e a Peugeot foram identificadas como as melhores empresas no que diz respeito à acessibilidade Web, num estudo agora divulgado que analisou mais de 800 sites, entre as 1.000 maiores empresas portuguesas.
A página Web da Brisa foi eleita a mais acessível, tendo por base as directrizes de acessibilidade 1.0 do World Wide Web Consortium (W3C), denominadas WCAG 1.0.
(...)
A Peugeot, por sua vez, lidera nos critérios de análise relativos à versão mais recente do conjunto de regras instituídas pelo W3C, denominado WCAG 2.0, existente desde 2008.
Com base neste critério, o estudo refere que apenas duas das 808 empresas avaliadas apresentavam um site desenvolvido de forma a cumprir toas as normas WCAG 2.0 de nível A. Verifica-se também que nenhum sítio Web se encontra de acordo com o nível de acessibilidade AA, e que apenas um site cumpre com o nível de acessibilidade AAA.
Tendo por base a acessibilidade Web da Administração Pública Central, um outro estudo, cujos resultados foram apresentados em simultâneo com os dados da APDSI, mostra que 75% dos sites dos organismos governamentais cumpriam com as normas WCAG 1.0 de nível A e 2010.
O relatório, promovido pela UMIC, mostra uma evolução positiva face à análise anterior, relativa a 2008, em que 70% dos sites da AP respeitaria as regras de acessibilidade.
(...)"
Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/brisa_e_peugeot_lideram_na_acessibilidade_onl_1149996.html
Notícia enviada pelo leitor: Francisco Moura
0 Comentários:
Enviar um comentário