A 26 de Janeiro, quinta-feira, 21h, o São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, assinalará o Dia Mundial do Holocausto, com «A hora de Viktor Ullmann», um recital evocativo.
Serão interpretados, em primeira audição em Portugal, porAna Maria Pinto (soprano) e Nuno Vieira de Almeida(piano) os lieder de Viktor Ullmann, que figuram, pela sua qualidade e variedade de registos emocionais, entre os mais interessantes e expressivos da literatura musical do século passado.
O concerto será precedido por uma introdução de Manuela Franco, Investigadora do IPRI/UNL, agora responsável pelo Arquivo Histórico do Ministério de Negócios Estrangeiros. Viktor Ullmann, compositor checo nascido em 1898 na Silésia, no Império Austro-Húngaro, estudou composição em Viena nos anos 20, com Arnold Schönberg. Seguiu para Praga nos anos 30, onde viveu e alcançou notoriedade como músico, até ser deportado para Terezin, um ghetto que foi campo de trânsito para os judeus a caminho do extermínio e um centro cultural activo, onde compôs 23 peças.
0 Comentários:
Enviar um comentário