Translate

Boas relações com as ex-colónias sim

2012/09/14

No blog “Farol da nossa terra” vinha uma notícia sobre “As comemorações do 90.º aniversário natalício de Agostinho Neto, em Viseu, marcadas pela apresentação do livro “Agostinho Neto e a Luta da Libertação de Angola, 1947-1974, Arquivos da PIDE-DGS”, uma organização conjunta do Grupo Visabeira, a Fundação Dr. António Agostinho Neto e a Casa de Angola em Portugal realizadas no dia 13, na Sala Caramulo do Montebelo Viseu Hotel & Spa com a presença de Paulo Varela, vice-presidente do Grupo Visabeira, de Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu, do Prof. João Pinto, representante da Fundação Agostinho Neto, e de Susete Antão, presidente da Casa de Angola em Portugal”.

É muito interessante esta comemoração dos  90 anos do nascimento de Agostinho Neto.
Numa altura em que os laços económicos com Angola são cada vez mais fortes e ainda bem (e a Visabeira tem isso em conta - parabéns) é importante salientar que a luta de Agostinho Neto não era contra o povo português mas contra a ditadura, o colonialismo e os seus suportes. Um país,  como uma pessoa, não pode pensar em viver isolado no mundo, assim como um povo não pode ser dominado e maltratado indefenidamente. Isso tem sempre as suas consequências.
Esta comemoração em Viseu também vem a propósito para contrapor à proliferação de pedestais, com G3 e capacetes, a glorificar a guerra no ultramar por iniciativa  de muitos que sofreram na pele as agruras  dessa estupida guerra como se tivessem participado num grande feito de libertação histórico tipo batalha de Aljubarrota, quando dela mais temos que nos lamentar do que estar orgulhosos.

A. Abrantes

43 Comentários:

VIVEIROS-BATISTA disse...

É com bastante pena que assisto ao degradar diário do BeijósXXI, a maioria das vezes por comentários de gente anónima incapaz de contribuir para o progresso de BEIJÓS no seu todo, pois seria bom para todos que tudo funciona-se bem,(blogue,ACDB,junta,escolas,etc).Mas neste caso particular que é o BEIJÓS XXI, é com alguma tristeza que durante o verão em conversa com alguns emigrantes ,ouvi lamentos da falta de publicações e noticias de BEIJÓS e da região , pois tal como eles diziam , este é o nosso principal elo de ligação com a nossa terra. Mas desta vez o que me leva a este desbafo , é algo que tem vindo a acontecer já há algum tempo , que é o retirar deste blog comentarios feitos por anónimos ou não , algo que para mim é uma cobardia identica ao anonimato dos comentadores.Mas tal como em tantos outros casos resta-me desabafar e aguardar por novos episodios ;)

VIVEIROS-BATISTA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BATISTA disse...

Concordo plenamente Viveiros. Agora até já colocam posts sem direito a comentários.

Para ditadura já basta a do Passos.

beijokense disse...

Batista, não percebo a comparação - diz-se que o Passos permite milhares de comentários negativos na sua página do facebook...

Já agora, no B XXI havia ditadura quando eram só dois a mandar... agora são 11, cada um manda em si, está mais democrático :)

Agora falando a sério: Uma democracia evoluída exige elevados níveis de civilidade. Os trolls minam o espírito cívico das comunidades, sobretudo das virtuais. Não é fácil nem há receitas universais para lidar com essas situações. No entanto, como a grande maioria dos mesbros desta comunidade virtual se conhecem no mundo real, parece-me que se poderão aplicar as mesmas regras que se aplicam no convívio directo: se um dos meus convidados passar o tempo a importunar os demais, aponto-lhe a porta da rua. Isto não tem nada que ver com uma ditadura, é uma maneira de manter o convívio entre aqueles que o sabem promover.

Unknown disse...

Eu concordo com o Beijokense e penso que todos os contribuidores aceitaram estas condições. Penso que o fato de haver comentarios que apenas servem para lavar roupa suja e nada acrescentam valor, nem sequer deviam ca estar...pois há visitadores que perdem a vontade de vir ca, porque isto é um lavar de roupa suja. Fui eu que removi os comentarios , com o direito que me é concedido pelas «regras » do blog e mais informo que continuarei a faze-lo...não é censura, nada disso....mas penso que esses comentarios nada tem de construtivos para além de se alojarem atras de um rosto de anonimato. Seriam toleraveis se fossem comentarios com criticas construtivas e de pessoas que tivessem a «coragem» de assinar o nome ou identificarem-se. Quem tiver algum comentario a fazer acerca das atividades da ACDB (porque é destes posts que estão a falar)dirija-se à mesma e, se for socio, existem as Assembleias para isso.
Quanto à falta de noticias....também concordo...somos 11 contribuidores e , ultimamente são sempre os mesmos....contudo, eu só posso publicar as noticias de Beijós que sei, que tenho conhecimento, não as poderei inventar...Da mesma forma que se alguem pretende publicar alguma informação deve dirigir-se a um dos contribuidores, porque ninguém é adivinho para saber.
@ Batista - publiquei sim um post sem possibilidade de comentarios...e farei sempre que achar necessario, mas isso não invalida que comentem...lol pois pelo que vemos, arranja-se sempre um post como este.

VIVEIROS-BATISTA disse...

Bunny, não quero alimentar polemicas , mas estas a contradizer-te , pois eu comentei identificado noutro post tal como tu dizes , ñ ofendi ninguem, nem muito menos lavei roupa suja e o meu comentario foi iliminado.
já agora recorrendo a um proverbio popular " quanto mais são menos valem "
Esse sim foi o maio erro do BEIJÓS XXI

Anónimo disse...

Conversa fiada, abaixo a ditadura, reparem nem os contributores se entendem na matéria, se não querem que os anónimos comentem, retirem-lhes essa possibilidade de comentar, tão certo, quanto isso, não era o mais certo, mas deixem lá, eles gostam de que se lave roupa suja que até pode ser a deles eheheheh boa nota.

Hawk76 disse...

Contributores ou não, anónimos ou com nickname, toda a gente tem a sua opinião, o direito a comentar, a dar opinião.

Acho contudo que não deve ter direito, aqui no BeijósXXI a levantar boatos, tentar ofender ou colocar a seriedade de terceiros.

A cobardia de o fazer não sendo identidade identificavel, não deve ser permitida.

De acordo com a democracia existente no BeijósXXI (democracia não quer dizer que todos os contributores tenham a mesma opinião em todos os temas...), o autor de cada post é responsavel pelos comentários lá colocados, deve democraticamente decidir a sua publicação.

Concordo com o viveiros, é notório que a quantidade de publicações diminuiu proporcionalmente ao aumento de contributores, mas não é certamente porque valem menos, até porque os fundadores continuam...

O "aparecimento" do Facebook, a saturação de alguns elementos, a quantidade crescente de intriga e maldizer nos comentários, leva a esse decréscimo na quantidade de publicações.

Adivinha-se um fim previsivel para o blogue, ACDB, Junta (as escolas já foram), consequência das intrigas, desavenças, dos tempos que atravessamos e não de qualquer ditadura.

Hawk76 disse...

"...colocar a seriedade de terceirosem causa"

Anónimo disse...

Não confundamos.
Eis as grandes diferenças:
- Os ex-combatentes pretendem recordar um período da sua vida, da sua juventude, sem nada receberem em troca.
- A Visabeira pretende a estabilização dos seus negócios em Angola, daí a vassalagem ao MPLA que se perpectua no poder, sem se preocupar com as atrocidades desse poder absoluto ..., em troca de poder económico

Unknown disse...

A questão da eliminação dos comentários já foi por mim discutida/explicada ao viveiros PESSOALMENTE...coisa que muitos anónimos (que para mim não o são, pois escrevem como falam:mal) aqui não fazem. E nós os dois lá nos entendemos. Quanto à diminuição do número de posts subscrevo o Hawk e concordo plenamente...mas estes comentários anónimos que eliminei são a uma das causas deste decréscimo de posts e de visitas, pois quem vem, vem para saber novidades da sua terra, noticias, relatos de acontecimentos e não para ver cobardes a escreverem compulsivamente algumas baboseiras que em nada contribuem para o desenvolvimento deste blog.

Anónimo disse...

Novos episodios!!!

Melhor seria era virares a Página......

Não precisas de vir aqui, basta passares na ACDB...

Fica bem

Anónimo disse...

Menina Bunny se assim a posso chamar, se comentário é diorigida à minha pessoa digo-lhe já, muito obrigada, mas deixe-me dizer-lhe se escrevo ou falo mal tem razão no meu tempo não havia ajuda para eu andar a estudar, tu tives-te sorte pois foramos nós a pagarmos os teus estudos, devias eranos agradecer, covarde eu não sou deves estar a ver a tua família se são baboseiras acredito mas são verdadeiras, para azar teu, olha o que o Artur Gordete fala de vós da ACDB e todoo resto, leiam, cala-te e trabalha e olha para terminar ajuda mais os teus velhotes que eles precisam, ahahahah dentro em breve sim novos episódios

Anónimo disse...

16 de Setembro de 2012 17:50

Caro anónimo, falei com toda a justiça.

Lamento é que se escondam atras do nik, e vai-se lá saber porque, mas........

Mais lamentavel é que este post nada tenha a ver com estes comentarios, baichos...
E eu que pensava que só no Norte é que havia disto, estava e estou enganado, xiça, mas infim, SÃO FORNADAS É O QUE SAI....

Anónimo disse...

Lamento é que não se soube de nada de sua exclusão, devia-se se saber e por tudo em pratos limpos, olhe amigo eu nem o conheço bem, mas digo-lhe se soubessem o meu nik era o fim do mundo, mas olhe há outros que tem telhas de vidro, eram grandes empresários agora andam na enxada e outros são tesoureiros mas de dinheiro foi-se, está tudo farto, fica a saber

beijokense disse...

Hawk76: Infelizmente concordo com grande parte do que dizes. O tom geral dos comentários anónimos neste blogue ajuda a explicar porque tanta coisa falha na nossa terra. Espero que não seja uma fatalidade :)

Anónimo disse...

Caro anónimo
Quando fui convidado para entrar para essa casa, aceitei com muito gosto.
Ao que toca em ser excluído, digo-lhe com franquesa, foi de uma forma tão baixa, que já mais esperava.
Quando o sr fala em grandes empresários, que hoje cavam a terra não lhe respondo por vários motivos, que o sr possa imaginar, apenas lhe digo que não vou alimentar polemicas .
Depois fala se coloca-se o seu nik seria o fim do mundo, humm mas quem será, mas quem será o anónimo !!!!

Deixem de ser anónimos, alias todos fomos baptizados, como tal temos nome ....






Anónimo disse...

Vao mas é travalhar, o que faz mal a esta gente é a boa bida

Anónimo disse...

podemos saber o que se passou na assembleia da ACDB

CARDOSO disse...

Anonimo de 16 setembro das 19.12 só demonstraste a tua ignorançia e falta de educaçao
nao tiveste argumentos para a bunny, e partiste para a ofensa.
o que tem os pais dela com esta discussao,para estares a falar deles, tem vergonha

Anónimo disse...

"Esta comemoração em Viseu também vem a propósito para contrapor à proliferação de pedestais, com G3 e capacetes, a glorificar a guerra no ultramar por iniciativa de muitos que sofreram na pele as agruras dessa estupida guerra como se tivessem participado num grande feito de libertação histórico tipo batalha de Aljubarrota, quando dela mais temos que nos lamentar do que estar orgulhosos."

Assim penso...

Hawk76 disse...

Os ditos pedestais com G3 e capacetes, são uma forma de homenagear os ex-combatentes, precisamente pelas agruras dessa guerra.

Haverá quem o sinta como tendo participado num grande feito e outros que certamente lamentarão o facto de terem sido obrigados a participar e de terem sido privados de alguns anos da sua juventude.

Carlos Peixeira Marques disse...

Eu penso que nunca ninguém deveria ter orgulho de nenhuma guerra. O facto é que as há e quem nelas participou tem o direito de lidar da melhor forma com os traumas que elas deixam, e. g. celebrando a sua sobrevivência e homenageando os mortos e feridos.

Roger.a disse...

Podemos e devemos interpretar a história mas não a conseguimos alterar. Por todo o mundo, as mais diversas culturas e civilizações, desde tempos remotos, têm edificado uma infinidade de memoriais, sempre com a finalidade de perpetuar, desde simples conflitos sociais a grandes batalhas e/ou guerras à escala planetária. Para mim, estes testemunhos históricos, além de homenagear todos quantos sofreram essas tristes realidades, deveriam significar sem equívocos, que aqueles trágicos acontecimentos, jamais se poderiam repetir...mas a realidade é bem diferente, infelizmente.

Roger.a disse...

Podemos e devemos interpretar a história mas não a conseguimos alterar. Por todo o mundo, as mais diversas culturas e civilizações, desde tempos remotos, têm edificado uma infinidade de memoriais, sempre com a finalidade de perpetuar, desde simples conflitos sociais a grandes batalhas e/ou guerras à escala planetária. Para mim, estes testemunhos históricos, além de homenagear todos quantos sofreram essas tristes realidades, deveriam significar sem equívocos, que aqueles trágicos acontecimentos, jamais se poderiam repetir...mas a realidade é bem diferente, infelizmente.

Micas10 disse...

Mesmo com a falta de posts e com alguns comentários abusivos, o BeijozXXI está prestes a cumprir 6 anos de serviço à comunidade beijosense, residente e na diáspora.
Vamos festejar!
E recordar alguns dos princípios que fizeram o BeijozXXI um sucesso: o serviço público, o respeito mútuo, o brio, os princípios da boa convivência acima das personalidades.
Quanto aos outros, um dos nossos vizinhos gostava de citar o meu Pai, que dizia que devemos, de facto, prestar mais atenção aos maus ...
porque os bons já estão do nosso lado.

Saber estar disse...

Na Internet, como em qualquer sítio, é preciso saber estar

Victor Peixeira Marques disse...

Micas, pelas minhas contas o BeijósXXI faz 7 anos.

Anónimo disse...

Que pena eu tive de não ter hido à assembleia geral da associação para lá fazer umas perguntinhas, agora só pergunto à Bunny para quando é que pões lá a segnda folha daquilo qoe prometeram fazer durante o ano e que tu disseste que ias lá por para todos verem ahahah`és muito esquecidinha

Unknown disse...

Ex.mo Sr Anónimo das 16:55:
Teremos todo o gosto em que esteja na próxima Assemblei da ACDB , e informo-o em primeira mão (já viu que sortudo) que tem data provisória 20/10 (mas é só provisória leu bem??). Ai será o sitio indicado para colocar as suas questões. quanto à 2a folha do Plano de Atividades ( e não o que prometemos, pois ali ninguém é politico para prometer), ela foi colocada no placar do bar nesse mesmo dia, pois eu mesma fui imprimi-la. Acontece que, a que faltava era a dos primeiros meses do ano ( que por acaso ja tinham passado) foi retirada, se não estou em erro (mas posso errar obviamente) aquando da colocação do cartaz das Festas de Verão, pois o placard tornou-se pequeno para os avisos que estavam lá na época.
Contudo, se o sr anónimo faz questão, este fimd e semana estarão lá as duas folhas para poder ir consultar.

Anónimo disse...

Na penultipla assembleia a menina disse lá que a voltava a por, mas esqueceu-se disso, disse eu, agora diz que não prometeram fazer aquilo no estava exposto no plano de actividades, deixa-me um pouco atordoído, então a associação recebe da camara por uma coisa que não faz, olhe que isso é grave, desculpe a contradizer mas sou sortuda e faço questão de ver lá a folha das actividades completa para poder falar com toda a certesa

CARDOSO disse...

olha bunny á um ditado velho que diz quem nao sente nao é filho de boa gente.
mas tu tens de deixar de responder a estes atrasados, pq esse anonimo deve ser mais um frustrado da vida em casa nao fala e vem para aqui tentar destabilizar o trabalho de ainda algumas pessoas que fazem algo pela ACDB.

CARDOSO disse...

CORREÇAO ESTAS PALAVRAS NAO SAO DIRIGIDAS A TODOS OS ANONIMOS,PQ Á ANONIMOS QUE QUEREM O BEM DA ACDB FELIZMENTE.

Anónimo disse...

Cardoso vai chamar atrasado a quem lhe talhou as orelhas, o senhor nem me conhece, nem eu a si, já sou crescida para me chamar frustada será que se está a ver ao espelho, tudo o que disse foi e é verdade por mais que vos custe a admitir e eu não estou a destabilizar nimguém, só se for ao Cardoso, xau porta-te bem

amigo de beijósxxi disse...

sinceramente é por essas e por outras que deixam de haver comentarios,e sao bem bloqueados.cardoso e anonima tem que ter mais atençao ao que escrevem.mas a anonimo(a)de 25 de setembro 11.26 diz que já é crescida mas nao parece, isso nao te dá o direito de ofenderes a familia das pessoas.saudaçoes beijokenses para todos

Anónimo disse...

Tens toda a razão amigo de beijósxxi, mas olha o cardoso chamou-me atrasada e eu não gostei, se não gostei teve a resposta a condizer

Anónimo disse...

24/12/2010 - 23/10
"...deixa-me um pouco atordoído, ..."
"...desculpe a contradizer mas sou sortuda ..."

Anónimo disse...

atordoido e sortuda essa esta boa que portugues deve ser o novo portugues da troika. ahahahahahahheehehehehehe

Anónimo disse...

Quando se passa de provucação a insultos estamos conversados..

Tenham tento na lingua Porra...

Anónimo disse...

estas a tentar ser anjinho ou ARTUR GORDETE, ou já te esqueceste que foste tu que começaste ESTA DISCUSSAO, ao falares mal dos diretores bda acdb quem és tu para vires agora criticares os outros,fecha a boca que é o melhor que fazes

Anónimo disse...

quem é o ARTUR GORDETE?

Anónimo disse...

Ai tu não sabes quem é o Artur Gordete, ou sabes e não queres dizer, se calhar até jé lhe bateste nas costas e tu quem és? agora espero que ele dê uma resposta a condizer para saberes quem é ele. há cada um melhor do que o outro

amigo de beijos xxi disse...

me desculpem,mas eu acho que todos os post que a bunny publica,tem sempre criticas negativas seja pela onda viva,pela acdb,por atividades...eu acho que já é coisas pessoais contra a rapariga,para nao dizer que é pura maldade das pessoas,será que tudo o que ela faz está assim tao ruim? eu pergunto a todos nós se somos todos perfeitos?
quantos contribuidores á do beijós xxi? será que todos eles sao perfeitos so vejo a criticarem os post da bunny,eu sinceramente o pouco que eu conheço da bunny e que a gente se fala pelas as festas sempre me pareceu uma rapariga inteligente,trabalhadora e pronta ajudar o proximo, tem defeitos claro que deve ter como todos nós temos, mas tab tem que ter muita virtudes como toda as pessoas.pensem disto.

ps:nao estou a criticar ninguem é simplesmente a minha opiniao saudaçoes.

Enviar um comentário