Translate

Projeto Sala de Estudo/Biblioteca na Junta de Freguesia de Beijós

2014/01/15
«A Junta de Freguesia de Beijós vai iniciar um projeto de Sala de Estudo/Biblioteca que irá funcionar nas instalações do antigo Jardim de Infância. Neste sentido, necessitamos de voluntários (formação em ensino, animação sócio-cultural, psicologia e outros desde que se sintam motivados para a função) para fazer parte de uma bolsa de voluntários que irá assegurar o acompanhamento aos jovens e crianças na dita sala de Estudo. Aos interessados, poderão contatar via mensagem privada Facebook, email (juntadebeijos@gmail.com) ou pessoalmente com qualquer membro da Junta. Obrigada desde já!»

7 Comentários:

Paula Nunes disse...

Digam por favor o tipo de material que precisam: manuais.....
Quando estivesse organizado o horário gostaria de saber qual é porque apesar de não viver aí, vou a Beijos com alguma regularidade e sempre posso dar uma mãozinha na minha área.

Anónimo disse...

Boa ideia!
Porque não é aproveitada a escola?

A. Costa disse...

Uma sala de Estudo/Biblioteca é uma excelente ideia, merece o apoio de todos e o empenho daqueles que tiverem alguma disponibilidade para a tornar realidade.

Seria possível avançar com dados mais concretos, nomeadamente nível etário dos utilizadores (previsão), calendário, horário de funcionamento, necessidades de livros, equipamento, etc?

Parabéns pela iniciativa.

António Abrantes





Junta de Freguesia de Beijós disse...

Boa tarde.
Relativamente ao material necessário, será acima de tudo manuais escolares e livros infanto-juvenis. O espaço estará disponível para ser utilizado por qualquer criança ou jovem que frequente a escola, do 1º ciclo ao ensino secundário regular ou profissional. O funcionamento da biblioteca/Sala de estudo será no horário de expediente da secretaria da junta, ou seja, terças e sextas das 18.30-20h e aos sábados à tarde,sendo que apenas terá acompanhamento de voluntários ao sábado à tarde.

paula nunes disse...

Há alguns anos atrás foi feita uma oferta de 200 livros ao 1º ciclo e pré de Beijos. Esses livros acompanharam os alunos quando eles foram para a outra escola ou ainda estão na escola de Beijós? Se estivessem aí era um bom material a aproveitar! No entanto vou ajudar novamente com o que puder!
Ainda que façam sempre jeito manuais variados, gostaria de saber, se for possível, que manuais são usados pelas escolas da redondeza para tentar arranjá-los para a sala de estudo. Iniciarei também uma recolha de livros infantis junto dos meus alunos do Colégio Marista de Carcavelos que estão sempre prontos a ajudar.
Bem-haja

Carlos Baptista disse...

A Biblioteca/Sala de Estudo é transversal a todas as faixas etárias. Sendo específico, como já referido, que a Sala de Estudo estará disponível para ser utilizada por qualquer criança ou jovem que frequente a escola.
Estando a Freguesia um pouco distante da Sede do Concelho para algumas pessoas e em particular da Biblioteca Municipal, pretende-se com a criação da Biblioteca/Sala de Estudo, proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento da imaginação, lazer e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.
Defender a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma cidadania efetiva e responsável e à participação na democracia.
Relativamente ao material/equipamento necessário, neste momento tudo é necessário, desde livros, móveis, computadores, etc., por isso estamos recetivos à oferta do referido material/equipamento.
Sr. António Abrantes obrigado pelas suas palavras e interesse pelo projeto.
Sra. Paula Nunes, quero agradecer a sua disponibilidade e interesse em ajudar, contaremos consigo. Quanto à oferta de 200 livros que vocês fizeram ao 1º ciclo e pré-escolar de Beijós, os mesmos acompanharam os alunos, neste momento fazem parte do fundo documental da Biblioteca Escolar da EB Aristides de Sousa Mendes.
Relativamente aos manuais adotados, assim que tenha informação será transmitida.
Agradeço também aos seus alunos do Colégio Marista a recolha dos livros, mas aproveito e deixo aqui o repto, como referi o objetivo da Biblioteca é abranger todas as faixas etárias, por isso se houver oportunidade podem recolher outros livros.
Bem hajam

paula nunes disse...

Grata pela informação e vou então iniciar a campanha.
Sempre ao dispor

Enviar um comentário