Translate

Organizem-se - ou Pinhal Interior vai ceder ao novo Eucaliptal Interior

2018/08/01
Onde havia muitos pinheiros e  mimosas que arderam na noite de 15-Outubro-2017, os pouco eucaliptos rejuvenescem rapidamente depois dos fogos.  Agora nasce um verdadeiro eucaliptal espontâneo. A palavra eucaliptal ainda aparece  apenas 158.000 vezes no Google, mas as imagens não mentem.

Vamos deixar de fazer parte do Pinhal Interior para passar paro novo Eucaliptal Interior ? 

Segundo um importante artigo no DN de domingo, 29-Julho, o governo continua a apoiar os produtores de eucapliptos, bem organizados desde 1993 na CELPA.

Os produtores de pinheiro e de carvalho, um espécie considerada essencial para a segurança das florestas, mal organizados, têm recebido uma pequena fração dos apoios, não sementes, não há plantas nos viveiros.

Organizem-se ! 

Na terça-feira, o governo apressou-se a corrigir as suas prioridades florestais, realinhando os financia.  Segundo o DN, "de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural (MAFDR), este "novo ciclo de apoio à floresta" consiste na abertura de "concursos regionalizados" que têm como prioridade a recuperação de áreas ardidas e a reconversão de áreas de eucalipto de baixa produtividade em zonas de espécies de crescimento lento."

"Trata-se de uma mudança de paradigma no apoio à floresta, que vai ajudar a equilibrar a distribuição de ajudas pelo território, uma vez que estamos a lançar, pela primeira vez, concursos regionalizados", explica o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Segundo Miguel Freitas, "o concurso decorre em duas fases, abrindo hoje a primeira delas, com um concurso para o norte do país, no valor de 10 milhões de euros, e outro para o Centro, no valor de 12 milhões de euros".

A ideia é apoiar especificamente as duas regiões do país "onde a estrutura (fragmentada) da propriedade oferece maiores dificuldades à obtenção deste tipo de apoios", isto é os minifúndios do Norte e Centro.

Mas será que os produtores de pinheiros, os proprietários de pequeníssimas matas de subsistência, muitos deles idosos ou ausentes, se conseguem organizar para concorrer a apoios essenciais para criar uma florestas sustentável e concorrer a apoios contra as maiores empresas do país?

Fontes:
Melhor Eucaliptal https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-jul-2018/interior/-eucaliptos-tem-cinco-vezes-mais-apoio-do-que-floresta-nativa-9650078.html
ou Melhor Florestahttps://www.dn.pt/pais/interior/floresta-com-apoios-regionalizados-a-partir-de-hoje-9659835.html 

0 Comentários:

Enviar um comentário