Translate

Casa de brasileiro Arnaldo de Castro tem histórias

2023/04/27
Beijoz é uma aldeia agrícola com 3000 anos de história.  Os vestígios arqueológicos podem ser vistos no Museu Municipal de Carregal do Sal. Outros vestígios como a estrada antiga foram cobertos de alcatrão 

Mas os vestígios mais recentes estão ainda bem patentes, especialmente na via principal rua Abade Pais Pinto que foi modernizada e alargada no final do século XIX para ligar a estação do comboio em Oliveirinha às termas de Sangemil.  Uma das casas mais vistosas  é a casa de Arnaldo Pereira Alvares de Castro em Beijós, uma típica "Casa de Brasileiro",  construída no século XIX "à moda antiga" por um emigrante beijosense bem sucedido no Brasil. 

A casa tem uma grande frente de tom amarelo, um espaço de capela e um pequeno quintal nas traseiras. 
Arnaldo e as suas filhas passaram férias em Beijós alguns anos. A casa foi vendida a outra família e está de novo à venda. Bem merecia ser restaurada.  

Uma publicação da CM-Carregal diz que Arnaldo de Castro diz que Arnaldo de Castro emigrou para o Brasil em 1885, mas o nosso blog tem a informação  mais correta.  

Arnaldo de Castro foi um benemérito e doou o terreno das Carvalhas ao lado da escola para recinto de festas da aldeia.  O Parque Arnaldo de Castro é uma linda "sala de visitas" onde fazemos a sardinhada na noite de SJoao e recebemos visitantes, especialmente no verão. 

"Arnaldo Pereira Álvares de Castro nasceu em Beijós em Janeiro de 1885. Foi baptizado no mês seguinte, tendo por padrinhos o Dr. José de Sousa Mendes, na altura Administrador do Concelho de Tondela, e sua mulher D. Maria Angelina Ribeiro de Abranches.
Arnaldo era filho de Albino Pereira d'Almeida e Castro e de Maria da Encarnação Coelho de Moura (sogros de Leão Coelho do Amaral). Neto paterno de João Pereira Álvares de Castro (Juiz de Paz em Cabanas?)  e materno de Diogo Coelho de Moura". 
Para além de ser afilhado dos pais dos gémeos, Arnaldo de Castro poderia ser primo através dos Coelho do avô deles Silverio Coelho Paes do Amaral. 

Avò João Alvares de Castro Juiz de Paz em Cabanas https://antoniopovinho.blogspot.com/2007/02/distrito-de-cabanas.html

Em relação ao parentesco:
Arnaldo não descende do Silvério. O parentesco mais próximo entre ambos é através do casal Tomásia Coelho de Moura e José Fernandes de Abrantes Pexim. São trisavós do Arnaldo e tetravós do Aristides. Ver quem é Tomásia aqui: https://antoniopovinho.blogspot.com/2007/11/carta-de-legitimao.html

0 Comentários:

Enviar um comentário